A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com as inscrições abertas para o Vestibular Humanitário 2024. O programa é destinado a proporcionar acesso à educação superior para refugiados e portadores de visto/acolhido humanitário no Brasil. O edital foi divulgado nesta terça-feira, 17, no site do Núcleo de Seleção da UEG, contendo todas as informações cruciais sobre o processo seletivo. O prazo para inscrições é até 6 de novembro.

A oferta total é de 98 vagas distribuídas em diversos cursos, incluindo Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Design de Moda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial, Química, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da UEG. O processo de inscrição envolve a leitura do edital de abertura, o cadastro geral com o CPF (caso ainda não tenha sido realizado), e o preenchimento do formulário de inscrição. Este último inclui a escolha do curso desejado, da cidade para realização das provas, da língua estrangeira moderna de preferência, além das respostas ao questionário socioeconômico e cultural. Podem se inscrever aqueles que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou que concluirão até a data da matrícula.

Vestibular Humanitário

O Vestibular Humanitário é direcionado a refugiados, definidos como indivíduos que, devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, encontram-se fora de seu país de origem.

Também inclui portadores de visto/acolhido humanitário, que são apátridas ou nacionais de países em situação de instabilidade institucional grave, conflito armado, calamidade de grande proporção, ou violação grave aos direitos humanos ou ao direito internacional humanitário.

O Processo Seletivo Especial ocorrerá em fase única, no dia 3 de dezembro, compreendendo prova objetiva e prova de redação.

Leia também: