Aava Santiago representa o Centro-Oeste em agenda climática nacional

18 agosto 2025 às 09h35

COMPARTILHAR
Na manhã desta segunda-feira, 18, a vereadora Aava Santiago (PSDB) participará, em São Paulo, da 1ª Reunião do Conselho Consultivo da Bancada do Clima, tornando-se a única representante de Goiânia e de todo o Centro-Oeste nesse espaço de articulação nacional. O encontro, que reúne parlamentares, gestores públicos, acadêmicos e organizações da sociedade civil, tem como meta transformar a urgência climática em políticas públicas concretas e de impacto direto nas cidades brasileiras.
O evento marca a formalização da Bancada do Clima, iniciativa que busca alinhar estratégias locais às discussões nacionais e internacionais sobre meio ambiente. Além disso, o conselho definirá os objetivos prioritários para o segundo semestre de 2025 e estruturará uma agenda interfederativa capaz de conectar governos municipais, estaduais e federais no enfrentamento da crise climática.
“A Bancada do Clima é um marco histórico de fortalecimento da agenda de justiça climática em todo o país. Ser a embaixadora do Centro-Oeste nessa articulação me coloca diante de uma grande responsabilidade, mas também me dá esperança de que o Cerrado finalmente vai protagonizar essa agenda, não só em Goiás, mas nacional e internacionalmente”, afirmou Aava Santiago.
O Conselho Consultivo foi organizado para reunir diferentes olhares e áreas de atuação, combinando a vivência política com o conhecimento técnico e a força da sociedade civil organizada. Além de Aava Santiago, estão presentes:
- Executivo: Tainá de Paula (PT/RJ), secretária de Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro.
- Parlamentares: Marina Bragante (Vereadora, Rede/SP), Marina Helou (Deputada Estadual, Rede/SP) e Duda Salabert (Deputada Federal, PDT/MG), representada por sua chefe de gabinete, Geovana Tavares de Mattos.
- Sociedade Civil: Gustavo Zaven e Igor Pantoja (Instituto Cidades Sustentáveis), Marcelo Marcondes (ANAMMA) e Bruna Mattos (Instituto Arapyaú).
- Academia: Dra. Liedi Bernucci (Poli USP), representada por Claudia Echevengua Teixeira (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – Núcleo de Sustentabilidade e Baixo Carbono).
A presença de Aava no conselho amplia a representatividade regional. Nas palavras da parlamentar: “Estamos vivendo um momento crítico. Representar o Centro-Oeste nesse conselho é estratégico para fortalecer políticas de adaptação e mitigação, garantindo que nossa região seja referência em ações climáticas efetivas e sirva de exemplo para outras regiões do país, concluiu.
Leia também:
Lula: Brasil vai propor criação de tarifa para países ricos na COP30
Países pedem mudança de sede da COP-30 após problemas com preços abusivos de hotéis