“A Prefeitura não foi feliz ao enviar notificação à população”, afirma Tiãozinho

Goianienses recebera na última semana, notificação da Prefeitura exigindo atualização de cadastro sob pena de multa e prisão

Tiãozinho Porto (PROS), líder de Iris Rezende na Câmara | Foto: Alberto Maia

O vereador Tiãozinho Porto (PROS), líder da base aliada do prefeito Iris Resende (MDB), disse que as notificações sobre o IPTU que foram enviadas à população pela Prefeitura está assustando as pessoas e que é preciso entender o que está o que acontecendo.

Confira a entrevista na íntegra:

Mesmo sendo líder da base aliada do prefeito, qual a sua opinião sobre esse processo, as notificações?

Realmente, quem recebe essa notificação está assustado, pela forma que foi colocado, inclusive recebi uma e várias outras pessoas no meu gabinete também. Já marquei um horário com o secretário de Finanças para a gente saber o conteúdo dessa notificação. Então,  o prefeito precisa esclarecer o mais rápido possível, visto que toda a população goianiense está assustada. Porque se for para aumentar o IPTU acho que é desnecessário. A população não aguenta mais pagar os impostos.

O senhor concorda que o projeto de isentar imóveis abaixo de 500 mil reais é bom?

Pois é, eu acho que se uma pessoa tem uma casa de 50 metros e ela aumentou para 100 ou 150 metros quadrados, aí sim o valor deve ser aumentado, mas uma pintura, um piso, um detalhe, eu acho desnecessário. Se uma pessoa até mesmo para aumentar o bem dela futuramente for indenizada, se a casa dela vale 50 mil reais e ela fez uma reforma ampla e chegou a 200 mil, tudo bem. Agora pintura, piso, esses detalhezinhos eu acho desnecessário, por isso essa reunião com o secretário para que a gente possa mostrar para ele e ele vir até vocês explicar o motivo dessa carta, dessa notificação que está chegando a toda população.

Vereador, se for aprovado essa emenda da oposição, pediria para quem fez alteração no imóvel, como a prefeitura deve se posicionar em relação a isso?

Como nós falamos, quando teve aquela questão de aumento do IPTU, onde houve um posicionamento dos vereadores, a população não aguentava mais tanto aumento. Então acredito que já tem um consenso e a gente está vendo entendimento dos vereadores. A gente  sabe que não é hora nem momento de aumentar nada e momento de estruturar para que a população não saia prejudicada.

O senhor acredita que haja uma possibilidade de um consenso para encontrar uma solução e que não cause um aumento tão assustador para a população? Ela tem motivo para ficar assustada, com risco de um reajuste acima das suas condições de pagar?

Sim, quando afirma que se você não for cadastrando será penalizado, então aí já é errado. Não podemos forçar a pessoa a colocar se ela não tem condições. Só porque mudou o piso tem que colocar, pintou uma parede de outra cor tem que colocar, não. Eu acho que o secretário não foi feliz ao encaminhar essa notificação a população. Por isso terei uma reunião com ele, onde iremos decidir como vamos fazer, se vamos cancelar essa forma, que forma que o prefeito vai fazer, o prefeito está do lado do povo, mas nós queremos que a população não saia prejudicada.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.