“A gente precisa retornar aos nossos princípios” sugere Viviane Mosé, em Goiânia; assista a entrevista

28 fevereiro 2025 às 11h11

COMPARTILHAR
A filósofa e escritora Viviane Mosé esteve em Goiânia, no evento da 16ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, para ministrar uma palestra sobre o ato de dar um “sim” para a vida. A palestra, que ocorreu na terça-feira, 25, ampliou as discussões presentes em seu livro Meu Braço Esquerdo: Um Sim à Vida, publicado pela Editora Civilização Brasileira.
Em entrevista ao Jornal Opção, Viviane Mosé destacou que a vida, com todas as suas complexidades, exige reflexão constante.
O sofrimento ensina coisas pra gente. Ninguém tem que procurar o sofrimento, mas ele nos procura. E partir daí, a proposta é tentar crescer com o sofrimento, enfrentando e evoluindo com ele
Viviane Mosé, poetisa e filósofa
Para a autora, a superação das dificuldades pessoais é um caminho necessário de aprendizado, e não algo a ser evitado.
A palestra também abordará a necessidade de um retorno aos princípios fundamentais da natureza. Mosé acredita que a humanidade deve se reconectar com seus valores mais primitivos, muitas vezes perdidos no ritmo acelerado da vida contemporânea. “A gente precisa retornar aos nossos princípios, a natureza das plantas, animais e valorizar o ser humano”, disse, reforçando a ideia de uma vida mais equilibrada e consciente de suas origens e responsabilidades.

Em suas reflexões, Viviane Mosé também lembra da efemeridade da existência, sugerindo que cada momento vivido seja valorizado. “Pense que um dia você nasceu e um dia vai morrer. A vida é rara como um diamante”, destacou, convidando o público a refletir sobre o caráter único e precioso da vida humana.
Com uma abordagem filosófica e profundamente humana, a palestra promete ser uma oportunidade única para os participantes refletirem sobre questões existenciais e como viver de forma mais plena e consciente.