90% dos dados no mundo foram criados apenas nos dois últimos anos, diz Google

Evento Cresça com o Google traz novidades sobre Marketing Digital para jornalistas, estudantes e professores

Foto: Lívia Barbosa/Jornal Opção

A especialista de Marketing Digital do Google Olivia Nogueira foi a primeira palestrante do evento ‘Cresça Com o Google’, que é realizado nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, no Centro de Convenções de Goiânia. “O digital quebrou a barreira do físico na era da tecnologia da informação”, disse Olivia ao enfatizar que 90% dos dados no mundo foram criados apenas nos dois últimos anos.

“Essa revolução da tecnologia afeta também o mercado de trabalho. Novas oportunidades surgem a cada dia e precisamos acompanhá-las para criarmos novas oportunidades”, explica Olivia, ao citar o AirBnb, Uber e YouTube. A especialista traçou uma cronologia do marketing desde a era da troca, passando pela era das vendas, era da produção, até a era do marketing, a partir de 1960.

Levantamento realizado pelo Google apresentado pelos especialistas mostra ainda que 96% das pessoas pesquisa online antes de escolher uma empresa para visitar ou entrar em contato. Dentro dessa realidade, foi desenvolvido o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que ajuda pequenas e médias empresas a ganharem visibilidade na web. Segundo o Google, os três principais aspectos considerados por consumidores ao escolherem um negócio são: 77% avaliações e comentários, 75% descontos promoções e novidades, e 69% direções (maps, endereço).

Google Trends

Outra ferramenta apresentada no evento foi o Google Trends, que mostra os termos mais relevantes do mercado. Todas as nuances dos comportamentos por região podem ser mapeadas ao mostrar o que as pessoas procuram na internet. “Também precisamos observar as tendências do mercado, o que as pessoas estão fazendo de interessante na rede”, destaca Olivia.

Sobre a criação e manutenção de sites, a especialista destaca que o tempo de carregamento razoável de um site para os consumidades é de até três segundos. Por isso, é preciso comunicar bem e rápido, aponta o Google. Após esse tempo, o usuário geralmente desiste da busca e sai do site.

Ainda restam vagas para os cursos gratuitos do evento ‘Cresça Com o Google’. Acesse e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.