70% das vagas de CMEIs serão prioritárias para cadastrados no Bolsa Família

Secretaria municipal de educação abriu 8600 vagas. Matrículas podem ser feitas a partir das 15h desta terça-feira (9/1)

Sala de aula de CMEI em Goiânia | Foto: Ângela Macário / Prefeitura de Goiânia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) abre nesta terça-feira (9/1), a partir das 15 horas, a matrícula para educação infantil em Goiânia. Ao todo, serão disponibilizadas 8600 vagas para crianças de 0 a 6 anos. Destas, 70% serão prioritariamente destinadas a famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal. Os outros 30% estarão aberto para livre concorrência.

“É a primeira vez que fazemos isso na matrícula de Goiânia. É uma reclamação constante que pessoas que estão em risco social tem maior dificuldade em fazer a matrícula. Então este é um primeiro mecanismo para conseguirmos atender essas pessoas mais carentes”, explicou o secretário Marcelo da Costa.

A matrícula é feita exclusivamente online, por meio de cadastro no site da Secretaria Municipal de Educação. Ao preencher os dados online, o sistema analisará o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do responsável e verificar automaticamente se a pessoa é inscrita no Bolsa Família.

De acordo com o secretário, desde o ano passado, quando muitas pessoas enfrentaram dificuldade técnicas no site da secretaria, o sistema passou por mudanças para aumentar a capacidade de acessos simultâneos.

Para a realização das matrículas, os responsáveis deverão portar os seguintes documentos: certidão de nascimento do aluno, identidade do responsável, CPF do responsável, cartão de vacinação do aluno, comprovante de endereço (com CEP), declaração de transferência (quando necessário) e o número do NIS do aluno e do responsável, se houver.

Além disso, o responsável deverá indicar três instituições diferentes e fornecer, também, um número de telefone próprio e um para contato, ambos deverão ter o DDD 62, porém, no ato do preenchimento da pré-matrícula, informar o número sem o código de área. Posteriormente, entre os dias 17/01 e 22/01, ele deverá procurar a instituição selecionada para levar a documentação exigida e, assim, fazer a confirmação da matrícula.

Em 2018, a SME também disponibiliza e 11 mil vagas para o ensino fundamental aos alunos novos. Ao todo, a rede municipal terá capacidade para atender 117 mil educandos nos dois níveis de ensino. As matrículas dos novatos das escolas começou no último dia 3 e também está disponível no site da SME.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Paulo Santos

Como sempre as pré matriculas o acesso é bem dificultoso. Acesso difícil de completar.