7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal serão melhores do que em 2020

Na região Centro-Oeste, expectativa de melhora no mercado fica em 62,5%, revela Serasa Experian

Pesquisa realizada pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias empresas, revela que sete em cada 10 empreendedores do setor de comércio acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020. Após o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, 69,6% dos comerciantes apostam no melhor faturamento dos negócios durante o período. 52,8% das empresas pretendem manter os preços praticados hoje.

Com relação às regiões brasileiras, 62,5% dos empresários do Centro-Oeste creem na melhoria das vendas. Os do nordeste aparecem com 72,3% de otimismo, a região Sudeste é 62,6%, Norte 62,5%, e Sul com 60,7%. A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551 executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, mesmo com um longo período difícil enfrentado pelas empresas, muitas souberam se reinventar na pandemia e devem aproveitar as grandes datas do comércio para recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas voltando a circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa confiança e, de fato, precisam apostar no aumento das vendas, especialmente no Natal. Teremos nos próximos meses um bom termômetro para avaliar com mais eficiência a retomada das empresas de menor porte em 2022”, diz o executivo.

Expectativa de vendas

Durante o período do Natal, o levantamento mostrou que as empresas de pequeno porte são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (68,6%), seguidas pelas microempresas (63,5%) e as de médio porte (62,4%). A pesquisa mostrou que apenas 7,7%, 5,7% e 6,9% das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão com expectativa pior do que o ano passado.

Ainda de acordo com o índice, 61% dos empreendedores de todos os portes estão confiantes que mesmo após o Natal as vendas seguirão em alta e com esta expectativa de melhora, 82,3% MPMEs pretendem ou já contrataram novos funcionários para atender a demanda esperada até o fim do ano, além disso devem mantê-los em suas posições mesmo depois desse período.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as vendas durante o período do Natal podem ser um grande incentivo para a retomada econômica no cenário pós pandemia. “Em 2020 tanto a população quanto as empresas estavam cautelosas. As pessoas deixaram de comprar, pois não sabiam como seriam os próximos meses e consequentemente as empresas deixaram de faturar. Mas, após meses de incertezas, já é possível voltar a planejar. O Natal pode ser o pontapé inicial para esse movimento positivo na economia. A grande expectativa de voltar a crescer está tomando conta dos empresários, por isso já é possível fazer planos para o futuro e planejar contratações após um período alto de demissões em 2020”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.