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A música goiana tem uma rica tradição de inovação e expressão cultural que reflete a diversidade e a alma do estado. Cinco canções emblemáticas destacam-se por terem marcado a história musical de Goiás, cada uma trazendo influências regionais, lirismo profundo e interpretações autênticas que transcenderam gerações. De clássicos do sertanejo raiz a composições contemporâneas que dialogam com a música popular brasileira, essas obras representam momentos essenciais para a consolidação do cenário artístico local, contribuindo para a identidade cultural e para a projeção nacional da música goiana.

Entre elas, destacam-se faixas como “Louca Magia”, de Pádua, que, lançada em 1988, é um marco do regionalismo nordestino misturado ao estilo goiano, expressando a intensidade do amor com uma poesia rica e metafórica. Também há “Saudade Brejeira”, de Nasr Chaul, que revisita o universo sertanejo com uma pegada contemporânea e emocionante. Já “O Outro Lado da Lua”, interpretada por Maíra Lemos e Fernando Perillo em 2014, apresenta uma atmosfera intimista e melancólica, marcada por harmonias delicadas e um arranjo acústico que reflete a sensibilidade da música regional.

Essas cinco músicas não apenas influenciaram o público local, mas também ajudaram a moldar o panorama musical brasileiro, provando que Goiás é um celeiro fértil para talentos e inovações musicais.

Veja abaixo a lista do Jornal Opção com 5 músicas que mudaram a história da música em Goiás.

1 – De dois – Carlos Brandão e Gustavo Veiga 

A faixa foi lançada originalmente em 1999, no álbum “Jeito de Olhar”, creditada à dupla de compositores Gustavo Veiga e Carlos Brandão. Neste trecho, Veiga, também compositor e cantor goiano, conduz a canção com seu violão e voz fortes, enquanto Brandão, renomado parceiro de longa data, contribui harmonizando o violão e vocais de forma sutil. A gravação traz uma atmosfera acústica e intimista típica de registros ao vivo, destacando a química entre os dois artistas veteranos da música brasileira.

2 – Araguaia – Marcelo Barra

A canção “Araguaia”, interpretada pelo cantor e compositor Marcelo Barra, foi lançada originalmente em 1982 como compacto simples, após o sucesso no Festival Comunicasom, aquele ano, quando Barra tinha apenas 16 anos e interpretou a composição de Rinaldo Barra, seu irmão. A faixa, que celebra as paisagens e a cultura do rio homônimo em Goiás, ganhou ainda mais projeção com a gravação de Fafá de Belém no disco “Água” (1977), impulsionando a carreira de Marcelo. Na atual versão ao vivo, Barra revisita “Araguaia” com a mesma emoção genuína das raízes goianas, mesclando sua trajetória de quase cinco décadas na música. A apresentação, registrada em vídeo, mantém a aura festiva e nostálgica típica de seus shows, reforçando o vínculo perene do artista com sua terra-natal.

3 – Saudade brejeira – Marcelo Barra

A canção “Saudade Brejeira”, composta por Nasr Chaul e interpretada por Marcelo Barra, foi lançada em 2009 como parte do projeto “Saudade Brejeira – Ao Vivo”, em que o cantor e compositor goiano revisita clássicos da música regional com arranjos contemporâneos, mantendo suas raízes sertanejas. A faixa, interpretada por Barra e José Eduardo Moraes, é uma das homenagens do álbum à atmosfera melancólica e festiva das tradições do interior brasileiro, mesclando viola caipira e elementos acústicos em uma execução autêntica e emocional.

4 – O outro lado da lua

A canção “O Outro Lado da Lua”, interpretada por Maíra Lemos e por Fernando Perillo, foi lançada há cerca de 11 anos em gravação ao vivo (2014) durante evento no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, em Goiás. Composta por Fernando Perillo (em parceria com Nars Chaul), a faixa explora uma atmosfera íntima e melancólica, sustentada por violões envolventes e harmonias vocais delicadas. A apresentação evidencia a sintonia entre intérprete e compositor, unindo tradição da MPB regional com interpretação contemporânea, conferindo à música um tom autêntico e expressivo.

5 – Louca Magia

A canção “Louca Magia”, interpretada por Pádua, foi lançada em 1988 no álbum Vôo de Cantor. Composta pelo próprio artista, a música destaca-se por sua fusão de elementos da música popular brasileira com influências do regionalismo nordestino, refletindo a identidade musical de Goiás. A letra explora a intensidade do amor e da paixão, utilizando metáforas poéticas para transmitir a profundidade desses sentimentos. Versos como “casar a dor e o riso” e “voar comigo nas asas do som” ilustram a dualidade e a transcendência do amor, sugerindo uma experiência que vai além do físico, tocando o espiritual e o emocional. A música também enfatiza a busca por uma conexão profunda, representada pela ideia de “penetrar no concreto e entrar no seu coração”, simbolizando o desejo de alcançar o âmago do ser amado.

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