Os 45 bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França (EFG) avançaram para a final da seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), que acontece a partir desta segunda-feira, 21, em Barueri, São Paulo. Reconhecido como a maior competição mundial de balé e um prestigiado programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos, o YAGP tem sede em Nova York e atrai os melhores jovens talentos de todo o mundo.

Os dançarinos da EFG competirão em três categorias: pre-competitive (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 20 anos). Os vencedores desta seletiva garantirão um lugar na final mundial, marcada para ocorrer em Tampa, na Flórida, de 15 a 25 de abril de 2025.

“Nossos bailarinos e bailarinas conquistaram 33 prêmios internacionais nas principais competições nos últimos dois anos. Desde 2022, 22 alunos obtiveram bolsas ou contratos com renomadas instituições de balé. Isso é resultado da política pública implementada pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, que coloca Goiás como uma referência no cenário da dança e transforma a vida dos goianos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

O YAGP oferece um diferencial significativo: os alunos que se classificarem para a final mundial participarão de aulas, ensaios de palco e audições para bolsas durante sua estadia nos Estados Unidos. “Você não precisa vencer o festival para ter a chance de conquistar uma bolsa. Durante o evento, há uma série de aulas e audições em andamento”, explica Simone Malta, coordenadora de Dança da EFG.

Desde que começou a participar do YAGP em 2005, a EFG Basileu França se destacou, exceto em 2020, quando a competição foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Ao longo desses 17 anos, a escola viu seus alunos brilharem em diversas edições, conquistando prêmios, bolsas e contratos em prestigiadas escolas e companhias de dança internacionais.

Ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e sob a gestão do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021, a EFG Basileu França continua a cultivar talentos que se destacam não apenas no Brasil, mas também nos palcos internacionais. Com grandes expectativas, o futuro promete novas conquistas para esses bailarinos talentosos.

Leia também Investimentos em escola pública de artes colocam Goiás como referência na arte erudita