Estudo apontou que emprego ser afetado pela pandemia pesa como fator de decisão para deixar os estudos

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/ Fotos Públicas

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) divulgou nesta quarta-feira, 10, estimativas relacionadas à pandemia de Covid-19. De acordo com estudo, 42% dos estudantes afirmam que há um risco de ter que desistir, principalmente em razão de conseguir pagar as mensalidades.

Ao todo, foram entrevistados 644 estudantes e 963 potenciais alunos entre os dias 28 e 31 de maio.

Dentre os estudantes consultados, 52% disseram querer continuar estudando não importa o cenário, 42% afirmaram querer continuar estudando, mas reconhecem que há risco de desistirem, 4% disseram que provavelmente irão desistir do curso e 2% que irão desistir por causa do cenário atual.

A pesquisa apontou ainda que o emprego ser afetado pela pandemia pesa como fator de decisão para deixar os estudos para 60% dos entrevistados.

“A gente tem recomendado [para as instituições de ensino] que sejam identificados os grupos que têm maior risco por perda de renda e emprego e que sejam oferecidas alternativas, que seja analisado caso a caso” disse o diretor presidente da Abmes, Celso Niskier. “Esse desafio tem que ser endereçado pelas instituições” completou.