2ª reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

No último domingo, 9, de acordo com o Inep, dos 340 mil inscritos, cerca de 112,9 mil pessoas realizaram as provas de reaplicação do exame

Ocorre neste domingo, 16, a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, a estudantes de todo o país. A segunda aplicação, que foi iniciada no último domingo, 9, é destinada a candidatos inscritos na rodada regular da prova, mas que tiveram a aplicação prejudicada de alguma forma. Pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade também fazem o Enem PPL.

Ainda estão inclusas no público que realiza a prova neste domingo os estudantes inscritos no Enem 2020, que tiveram direito à isenção de taxa, mas não realizaram as provas naquele ano. Em tese, as regras do Enem apontam que os candidatos perderiam o direito ao não pagamento da taxa. No entanto, devido a pandemia, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu novo prazo de inscrição no Enem 2021 e isenção novamente garantida.

No último domingo, 9, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 340 mil inscritos, cerca de 112,9 mil pessoas realizaram as provas de reaplicação do Enem 2021. Do total de inscritos, a porcentagem de participantes que realizaram o exame equivale a 33%. Assim como a prova regular, a segunda aplicação ocorre em dois domingos e conta com quatro provas de 180 questões – 45 de cada área de conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens. Isso, fora a prova de redação.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep na próxima quarta-feira, 19. Os resultados individuais do Enem 2021, por outro lado, serão divulgados no dia 11 de fevereiro. O detalhamento da correção da redação, no entanto, só é publicado 60 dias após a divulgação dos resultados. Essa correção, no entanto, ocorre apenas para fins pedagógicos, uma vez que não cabe recurso ou contestação da nota.

A aplicação regular do Enem 2021 ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro do ano passado. Ao todo, tanto no formato impresso quanto digital, cerca de 2,1 milhões de estudantes realizaram o exame. Através do Enem, candidatos podem pleitear vagas do ensino superior público – pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – concorrer a bolsas em universidades privadas – através do Programa Universidade Para Todos (ProUni) -, além de poderem utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quem faz o Enem, também pode ingressar em instituições de ensino de Portugal que sejam conveniadas com o Inep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.