280 mil pessoas devem acompanhar o desfile e manifestações do 7 de setembro em Brasília
07 setembro 2022 às 09h37
COMPARTILHAR
É aguardada a presença de 280 mil pessoas para acompanhar os tradicionais desfiles cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quarta-feira, 7. O evento que marca os 200 anos da independência do Brasil também será marcado por manifestações pró-Bolsonaro.
O desfile na capital federal será retomado após dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19 e coincidirá com as comemorações em torno do bicentenário da Independência do Brasil.
O desfile contará com tropas, equipamentos e veículos terrestres da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, além de desfile de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Além disso, paraquedistas militares saltarão no céu de Brasília e entregarão a bandeira nacional ao presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o Ministério da Defesa, a Força Aérea Brasileira apresentará formações com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento.
Manifestações
Desde o início da semana, grupos que pretendem assistir ao desfile e ir às ruas em manifestações começaram a movimentar Brasília. Até esta terça, 6, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal havia cadastrado dez movimentos para os atos, que na grande maioria serão de apoio ao governo Bolsonaro.
Muitos manifestantes chegaram à capital em caminhões. Na segunda-feira, 5, caravanas de caminhoneiros desfilaram pela região central de Brasília. Parte dos veículos estava caracterizada com as cores da bandeira brasileira e cartazes em apoio ao presidente da República. Por causa da manifestação, a Polícia Militar bloqueou o trânsito de veículos na Esplanada no mesmo dia.
Os atos desta quarta devem contar com a participação de muitas pessoas que não moram no Distrito Federal. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), hotéis localizados no Plano Piloto e em regiões próximas devem receber entre 10 mil e 11 mil hóspedes.