2,6 mil moradores de Goiânia serão testados para Covid-19 em nova etapa de amostragem

Cerca de 10 mil pessoas já foram testadas em amostragem, ajudando a identificar incidência do coronavírus na região Noroeste. De acordo com estudos preliminares, cerca de 2% dos goianienses já tiveram contato com o SARS-COV-2

Testagem populacional da Covid-19 realizada por agentes municipais de Goiânia | Foto: Prefeitura de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve realizar neste sábado, 11, ao menos 2,6 mil testes de Covid-19 em moradores da capital. A amostragem é a terceira realizada em Goiânia. Cerca de 10 mil pessoas já foram testadas em etapas anteriores.

De acordo com dados da pasta, em toda capital já foram testadas ao menos 30 mil pessoas, incluindo pacientes submetidos a testes de identificação. A metodologia consistem em selecionar residências dos sete distritos em que a capital foi dividida: Centro, Sul, Sudoeste, Leste, Noroeste, Norte e Oeste. Os IPTUs são escolhidos por sorteio realizado por geoprocessamento.

Com isso, 100 equipes compostas de um agente de endemia e um profissional de saúde irão às residências sorteadas para coletar amostras de sangue. Após a coleta, o morador recebe um código para checar o resultado do teste no site da prefeitura.

Segundo dados preliminares informados por Grécia Carolina Pessoni, diretora de vigilância epidemiológica de Goiás, ao menos 2% da população da capital já entrou em contato com o coronavírus. Isso comprova uma subnotificação nos registros de casos.

Desde a primeira etapa de testes, a metologia foi modificada. Os técnicos passaram a coletar sangue venoso, ao invés de superficial, para melhorar a eficácia do teste. A amostragem ajuda a detectar precocemente as regiões com maior incidência do coronavírus, como ocorreu na região Noroeste, onde houve crescimento de casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.