24 curiosidades que você precisa saber sobre Goiânia

Neste domingo, a jovem cidade completa 88 anos, mas sua riqueza é quase milenar

Apesar de uma capital jovem quando comparada a outras do Brasil, como Salvador e a própria cidade do rio de Janeiro, que já possuem mais de 450 anos cada, Goiânia possui uma rica história por vezes não tão conhecida por seus habitantes. Planejada. Além de sua população, que cresceu exponencialmente e ultrapassou os planejados 50 mil para atingir mais de 1,5 milhão em 2021, sua arquitetura é referência no estilo Art Decó e já teve vinte e dois edifícios e monumentos tombados como patrimônio nacional.

Confira algumas curiosidades e saiba mais sobre a história da capital goiana:

1 – Em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia quase se chamou ‘Petrônia’. Em votação popular, o nome chegou a receber 105 votos frente a 10 para Goiânia. No entanto, Ludovico barrou e escolheu o nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro.

2 – Originário de Goyanna, do Tupi-guarani, Goiânia significa “terra de muitas águas”. E não é pra menos, já que, segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), a cidade possui 85 mananciais catalogados, além de 80 córregos.

3 – Apesar de ser conhecida como a terra do sertanejo, Goiânia também é a cidade do rock independente e até da música erudita. A capital, inclusive, conta com artistas que já foram indicados ao Grammy Latino, como a banda Boogarins. A banda Carne Doce também é nacionalmente conhecida.

4 – O Martim Cererê, conhecido ser palco de diversos shows de rock alternativo que ocorrem na cidade, na verdade foi construído em uma estação de água. Seus teatros, por exemplo, eram antigas caixas d’água.

5 – Tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2003. o Grande Hotel foi uma das primeiras construções de Goiânia. Até a década de 1960, o local foi palco de grandes bailes de carnaval e de encontro de empresários, políticos e da burguesia da cidade.

6 – Para que Goiânia fosse construída, o Governo de Goiás fez um empréstimo de seis mil contos de réis para cobrir os custos da construção, em 1933.

7 – O Museu Zoroastro Artiaga é o mais antigo da Cidade. Ele conta com arquivos relacionados à cultura indígena e à mineralogia.

8 – Também tombado como patrimônio estadual, o Museu Pedro Ludovico possui documentos e até vestimentas originais do fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira.

9 – Para quem sempre se perguntou por que a Praça do Avião e o Setor Aeroporto tem tais nomes se não há aeroporto ou aviões nestes locais, eis a resposta: a região abrigou o primeiro aeroporto construído na cidade, ainda na década de 30. A pista em formato e cruz ficava onde hoje se localiza a Praça.

10 – O Coreto da Praça Cívica, tão utilizado para manifestações artísticas, culturais e políticas, foi inaugurado na cerimônia de Batismo Cultural de Goiânia, que ocorreu no dia 5 de julho de 1942.

11 – O meio da Avenida Anhanguera, onde hoje é localizado o corredor de ônibus do conhecido Eixo Anhanguera, era composto por fileiras de palmeiras – que acabaram derrubadas para sua construção.

12 – O Lago das Rosas era considerado um clube e era o point do lazer popular – em contraste com o Jóquei Clube de Goiás, fundado em 1938 – a partir da década de 1940. Isso, porque o lago, que ainda conta com o antigo trampolim, era utilizado como piscina. Seu nome, no entanto, advém de um grande canteiro de rosas que possuía inicialmente.

13 – Apesar de o Parque Mutirama ter sido idealizado por Iris Rezende após uma viagem à Disney, o local acabou sendo inaugurado sem a presença do político. Isso, porque em 1969 – pouco antes da estreia – Iris teve seu mandato cassado pela ditadura militar.

14 – Basta dar uma volta pelo centro da capital goiana para perceber que Goiânia possui o maior acervo de Art Decó da América Latina. No mundo, fica atrás apenas de Miami.

15 – Além de maior acervo de Art Decó da América Latina, Goiânia ainda possui o maior Museu de Ornitologia, com o maior acervo de aves do mundo.

16 – O próprio mercado central de Goiânia foi construído e estreado antes da inauguração da cidade. Até 1986, o edifício era localizado onde atualmente é o Parthenon Center, na Rua 4 do Setor Central.

17 – Apesar de estar completando 88 anos, a colonização no território onde hoje é situada Goiânia foi iniciada em 1735.

18 – Gosta de lendas urbanas? Goiânia tem várias. Em uma delas, existiria um túnel que liga o Teatro Goiânia ao Palácio das Esmeraldas. Outras, dizem que os espíritos do maior historiador de Goiás, Padre Luís Palacín, caminha pelos corredores da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, e que os das três irmãs que morreram há anos no IEG, permanecem por lá. Dizem ainda que a torre do sino da capela do Santa Clara é mal assombrada.

19 – Atualmente, segundo a Associação Brasileiras de Shopping Centers (Abrasce), Goiânia conta com 17 centros de compra.

20 – Os Pit Dogs são considerados patrimônios culturais e só existem em Goiânia. Na verdade, também passaram a existir em Londres após uma família goianiense ter decidido levar à capital inglesa a culinária típica da cidade.

21 – Diz-se que o monumento Viaduto Latif Sebba – também popularmente conhecidos como “os espetos da 85” – indicam as regiões que mais cresceram na cidade, sendo elas leste, oeste e sul.

22 – Grandes personalidades brasileiras nasceram em Goiânia. Entre elas, o DJ Alok, a atriz Ingrid Guimarães, o escritor Wolf Maya, o cantor Bruno – da dupla Bruno e Marrone – e o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola.

23 – Anteriormente, a Feira Hippie realmente era hippie e começou sendo realizada no Parque Mutirama. Logo depois, foi redirecionada à Praça Cívica, à Avenida Goiás e terminou na Praça do Trabalhador, na região da 44, sua atual localização.

24 – Goiânia é a cidade com maior área verde do mundo, com árvores em 89% de suas vidas. Não é atoa que o município possui 42 parques e bosques espalhados por sua extensão.




5 respostas para “24 curiosidades que você precisa saber sobre Goiânia”

  1. Avatar Edvaldo rosaldo damasceno disse:

    Gostei não sabia disto.

  2. Avatar Alexmar disse:

    Muito bom! Gostei de saber. Sou goiano e não sabia dessas coisas.

  3. Avatar Francisco Félix Filho disse:

    Quando os bandeirantes passaram por Goiás, eles enganaram os índios com um prato cheio de álcool e disseram que iria incentiar o rio colocando fogo no prato com álcool que pegou fogo se não negociasse alimentos. Aprendi isso no grupo escolar pio 12 no setor oeste.

  4. Avatar Carlos Augusto disse:

    Parabéns GOIÂNIA ! Cidade SHOW

  5. Avatar Willian da Serra Campos disse:

    O significado de Goiania e não sabia. Terra de muitas águas . Muito lindo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.