23ª edição do Festival Bon Odori acontece nos 22 e 23 agosto em Goiânia

04 agosto 2025 às 12h06

COMPARTILHAR
Goiânia se prepara para receber a 23ª edição do Bon Odori, marcada para os dias 22 e 23 de agosto. O festival, que celebra música, dança, culinária e artes japonesas, terá como tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, em homenagem aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
Organizado pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG Kaikan), o evento será realizado no Clube Kaikan, em Goiânia, com expectativa de receber 8 mil pessoas em duas noites de festa. O festival será híbrido, permitindo também a participação online pelas redes sociais dos organizadores e da Embaixada do Japão no Brasil.
Assim como em anos anteriores, o Bon Odori vai transformar o espaço do Kaikan em um grande centro de celebração da cultura nipônica. O festival reunirá apresentações musicais e de dança, incluindo o Odori (dança tradicional japonesa), o Matsuri Dance (versão contemporânea) e performances de taikô com o grupo Kyoushin Daikô, formado por crianças, jovens e adultos da própria associação. As apresentações destacam a força da tradição e o envolvimento comunitário, já que até as “batians”, vovós da comunidade, participam das coreografias, convidando o público a dançar.
Bon Odori 2023:
A programação cultural será acompanhada por uma rica experiência gastronômica, com pratos típicos da culinária japonesa que vão de sushi, sashimi e guioza a tempurá de legumes e camarão empanado, yakisoba, yakitori e hot filadélfia. Conhecida por seu frescor e equilíbrio, a cozinha nipônica é um dos grandes atrativos do evento, que já se consolidou como uma oportunidade para o público goiano experimentar sabores autênticos em um ambiente temático.
O festival também oferece uma exposição de artes japonesas, com cenografia que reflete a riqueza de detalhes da tradição nipônica.
Em 2025, o Bon Odori contará novamente com a apresentação de Yudi Tamashiro, “colaborador da Embaixada do Japão no Brasil”, além do jornalista e apresentador Jhony Sasaki e do radialista Ricardo Noguchi, que também atua como Diretor Social da ANBG.
Segundo a ANBG, o tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão” expressa o acolhimento recebido pelos imigrantes japoneses no Brasil e, ao mesmo tempo, o reconhecimento ao legado cultural, à disciplina e à contribuição do Japão para a diversidade brasileira.
Os ingressos já estão disponíveis no site Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 65 (meia solidária para sexta-feira, 22), incluindo uma porção de guioza. A venda dos ingressos da meia solidária acontece mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, na portaria.
Serviço:
23ª Edição do Bon Odori: “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”
Data: Dia 22 e 23 de agosto
Horário: Abertura dos portões às 18h e início do evento das 19h30 às 23h
Local: Clube Kaikan (ANBG) – Av. Planície S/Nº, Conjunto Itatiaia (ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG)
Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/
Leia também:
Quatro escolas públicas de Goiás estão entre as 50 melhores do Enem 2024
China autoriza exportação de café brasileiro e alivia setor após tarifaço dos EUA