20ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central debate aliança com municípios

Durante o evento José Eliton foi recebido nesta sexta-feira (25/5) pelo presidente desta edição, o governador do Mato Grosso Pedro Taques (PSDB)

Pedro Taques e José Eliton | Foto: Reprodução/Instagram

O Palácio Paiaguás da capital mato grossense recebe nesta sexta-feira (25/5) a 20ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central. O fórum será presidido pelo governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), que recebeu nesta manhã o Governador José Eliton (PSDB).

Previsto para o evento, os governadores vão lançar o projeto Aliança Municipal pela Competitividade (AMC), que visa promover uma aproximação maior entre os governos estaduais e municipais, com o fortalecimento de parcerias para projetos e ações conjuntas.

Neste sentido, Goiás é o único estado, entre os participantes do consórcio, a estabelecer desde o ano passado uma política municipalista e de apoio aos municípios, com repasse de recursos para investimentos em obras prioritárias.

Além disso, o Estado goiano inova ao transferir para a esfera estadual a regulação do atendimento na rede pública de saúde, com oferta de cirurgias eletivas em hospitais estaduais e consultas no terceiro turno.

Acompanham José Eliton, o secretário da Fazenda, Manoel Xavier; o secretário de gestão e planejamento, Joaquim Mesquita; o secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, Leonardo Jayme; e o superintendente geral de planejamento, Gustavo de Pina.

Consórcio Brasil Central

Formado pelos Estados Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, o Consórcio Brasil Central tem como objetivo usar uma agenda comum e impulsionar a competitividade da região – que equivale a 12% da população do país. Com isso, a expectativa é que os projetos garantem o desenvolvimento das cidades.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.