Entre vários caminhos a seguir, o SDD também conta com a possibilidade de uma candidatura própria, encabeçada pelo deputado federal Armando Vergílio

Foto: Marcelo Gouveia / Jornal Opção Online
Foto: Marcelo Gouveia / Jornal Opção Online

Desde quando foi criado às 22h22 do dia 24 de setembro de 2013, assim como seus integrantes gostam de enfatizar, o partido Solidariedade tem ganhado representatividade política no país e no Estado de Goiás. Devido ao tempo generoso de TV que pode conceder por meio de uma aliança partidária, um total de 1min26, a legenda recém-criada angaria o interesse de praticamente todas as forças políticas que estão no páreo para o pleito deste ano.

Prova disso foi a presença de vários pré-candidatos durante o 1º Encontro Regional da Solidariedade Goiás. Entre os postulantes a algum cargo nas próximas eleições presentes no encontro destacaram-se o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e os pré-candidatos ao governo do Estado Antônio Gomide (PT) e Júnior Friboi (PMDB). Também estiveram presentes os deputados federais Pedro Chaves (PMDB), Leandro Vilela (PMDB) e Vilmar Rocha (PSD).

Entre vários caminhos a seguir, o partido também conta com a possibilidade de uma candidatura própria, encabeçada pelo deputado federal Armando Vergílio. “Para qualquer chapa das coligações para eleições 2014, o Solidariedade é muito bem vindo. E queremos pensar bastante, para não prejudicar as chapas proporcionais e também queremos ser protagonistas. Esse é o foco”, destacou o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força.

Em entrevista coletiva, Armando Vergílio afirmou que a aguardada definição por parte do SDD será tomada em breve. Segundo ele, a legenda tem mantido diálogo com todas as forças políticas do Estado, mas apesar de a legenda já ter definido, a nível nacional, apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República,  aparentemente uma aliança com o também tucano Marconi Perillo (PSDB) é a possibilidade mais remota entre todos as opções elucidadas. “Com certeza estamos mais próximos da oposição”, frisou Vergílio.

[relacionadas artigos=”4181,4184″]

Quem tem mais dinheiro leva?

“Não tenho dinheiro como os outros candidatos têm, mas tenho gestão política.” Este foi o argumento utilizado pelo ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide em seu discurso durante o evento desta quinta-feira, minutos após o empresário Junior Friboi se retirar do auditório Jaime Câmara, na Câmara dos Vereadores.

Em entrevista, o petista sinalizou que as conversas com o SDD estão avançadas em prol da instauração de uma aliança. “O deputado Vergílio nos garantiu que ele poderia estar afunilando esse trabalho conosco até o final de junho.” Desde que decidiu se desincompatibilizar da Prefeitura de Anápolis, Gomide já fez contato com o PCdoB, PDT, PHS, PEN, SDD, PROS e PTC. “Assim que pudermos estar definindo os partidos aliados, iremos escolher a formatação da nossa chapa majoritária para completar a vice e a nossa senatoria”, concluiu.

Recuperando-se de uma cirurgia, Friboi afirmou que o SDD é um partido o qual ele “espera convencer” a aliar-se ao PMDB em prol de sua candidatura, e acrescentou que o pedido já foi feito. “Vou tentar falar com todos os partidos para que a gente possa fazer uma aliança já no primeiro turno bastante fortalecida”, afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de aliança entre todos os partidos que compõem o bloco oposicionista.