150 bombeiros trabalham para combate de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Outros 100 voluntários reforçam ações para controlar chamas na região do parque nacional. Fogo já destruiu 35 mil hectares de vegetação

Técnicos farão novo sobrevoo para determinar próximas ações de combate ao incêndio | Foto: Divulgação / Secima

Cerca de 250 pessoas trabalham para o combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. São 150 bombeiros e brigadistas do Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, outras 100 pessoas voluntárias que colaboram no apoio e logística.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima), nesta segunda-feira (23/10) será realizado um novo sobrevoo na área para reconhecimento e novas definições de ação.

A tática é reunir todos os esforços em locais prioritários, controlando a disseminação das chamas ponto a ponto. O principal foco são as quatro regiões turísticas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Foram feitos cinturões de proteção para conter o avanço do fogo e impedir que as cidades próximas fossem atingidas, mas dentro do parque a situação ainda é crítica e o local continua fechado para visitação

Importante ponto turístico da região, a Chapada dos Veadeiros é atingida pelo incêndio desde a última terça-feira (17). O fogo atravessou a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge, provocando problemas de visibilidade e colocando a vida dos motoristas em risco.

Segundo relatório do  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até agora, 35 mil hectares (14,6%) foram atingidos. Na semana passada, outro foco de incêndio, logo controlado, destruiu cerca de 3 mil hectares.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.