13 mil pessoas já foram atendidas pela Central de Orientação sobre a Covid-19, em Goiânia

Canal com atendimento de profissionais da saúde tem objetivo de realizar primeiro atendimento de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus

Central de Orientação sobre Covid-19, da SMS | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19 já atendeu 13.875 mil cidadãos e notificou 528 casos da doença. A iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Sáude (SMS) tem objetivo de esclarecer dúvidas sobre os sintomas, transmissão e isolamento social.


O serviço foi implantado em março e também contribui no combate às fake news. O atendimento é realizado por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. Eles seguem protocolos atualizados do Ministério da Saúde e tem objetivo de orientar e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença causada pelo novo coronavírus.


“A central foi criada para viabilizar uma comunicação efetiva entre os moradores de Goiânia e a SMS. É uma forma de otimizar os serviços de saúde e de evitar que os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] procurem de maneira inadequada as unidades durante o período de pandemia”, explica Cynara Martins, gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS.


Pacientes com sintomas leves são encaminhados para a Telemedicina e monitorado diariamente por médicos. São 36 técnicos em enfermagem, 16 enfermeiros e 16 médicos e um coordenador que se dividem em dois turnos. De 7h às 13h e de 13hàs 19h, todos os dias, até mesmo nos sábados, domingos e feriados. Entre 19h e 7h, o atendimento é eletrônico. O número da Central é (62) 3267-6123. Também é possível atendimento via Whatsapp, pelo número (62)98599-0200.

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