125,2 milhões de brasileiros não sabem se terão alimento no futuro próximo
14 setembro 2022 às 17h20
COMPARTILHAR
Pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan) publicado nesta quarta-feira, 14, revela que 15,5% dos lares brasileiros estão em situação de fome – ou 33,1 milhões de pessoas. Três em cada dez famílias estão em insegurança alimentar – são 125,2 pessoas que não têm certeza de que terão alimento no futuro próximo.
No estudo, se lê as razões: “O desmonte de políticas públicas, a piora na crise econômica, o aumento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 mantiveram mais da metade da população brasileira em insegurança alimentar, nos mais variados níveis de gravidade.”
Os dados revelam avanço de 6,5 pontos percentuais na fome em relação ao ano de 2020: são 14 milhões de novas pessoas. O grupo da insegurança alimentar cresceu ainda mais: está 60% maior do que no ano de 2018, antes da pandemia.
As regiões mais preocupantes são Norte e Nordeste, onde quatro em cada dez famílias têm incerteza sobre a condição de se alimentar. Já na região Sul, são duas em cada dez famílias com redução parcial ou severa no consumo de alimentos nos três meses anteriores às entrevistas da pesquisa.
O estudo “Olhe para a fome” foi feito entre novembro de 2021 e abril de 2022 por meio de visitas dos pesquisadores a 12.745 domicílios em 577 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal.