110 pessoas são retiradas da costa californiana após ondas de Tsunami em Tonga atingirem imediações

Nos EUA, receberam o alerta os estados da Califórnia, Oregon, Washington, Alasca e Havaí; regiões costeiras do Japão e Canadá também foram impactadas

Ondas provocadas pelo tsunami que ocorreu na encosta das ilhas de Tonga, no Pacífico Sul, depois da erupção de um vulcão submarino, atingiram a Costa Oeste dos Estados Unidos – especialmente a Califórnia e o Alasca, a Columbia Britânica do Canadá e até cidades costeiras do Japão, desde Tohoku até Okinawa. Em Berkeley, Califórnia, cerca de 110 pessoas foram retiradas de navios e docas localizadas nas áreas costeiras. Além disso, a maior parte das praias do sul do estado foi fechada pelo risco da elevação das águas.

A costa californiana está localizada a cerca de 8,7 mil quilômetros de Tonga, onde ocorreu a erupção vulcânica. De acordo com o Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) 0da Califórnia, as ondas registradas em Port Reyes chegaram a 0,89 cm e a 1,3 metro em Port San Luis. Nas redes sociais, moradores locais e jornais americanos compartilharam diversos vídeos de cheias, especialmente do cenário de Santa Cruz Harbor, na cidade de Santa Cruz, onde é possível ver ruas inundadas e carros submersos.

As ondas chegaram aos Estados Unidos após um aviso de tsunami ter sido emitido para a Costa Oeste americana. Além da Califórnia, foram alertados os estados de Washington, Alasca e Oregon. O aviso emitido ao Havaí acabou como cancelado após não terem sido registrados nenhum tipo de dano na região, devido a erupção vulcânica.

Veja imagens da situação na cidade de Santa Cruz, Califórnia:

Já no Japão, as autoridades locais relataram uma onda com tamanho de 1,2 metro na ilha de Amami. Em outras partes da costa foram registrados tsunamis de tamanho menor, mas a costa do país obteve o alerta de ondas que podem chegar a até três metros. Segundo o Japan Times, as ondas acarretadas pelo tsunami em Tonga atingiram costas desde a cidade de Tohoku até Okinawa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.