10 notícias que você soube primeiro pelo Twitter

Em comemoração aos 10 anos de existência do microblog, Jornal Opção faz lista com informações que os tuiteiros tiveram em primeira mão

Divulgação

Divulgação

No dia 21 de março de 2006, muito antes dos smartphones se popularizarem no Brasil, a internet ganhava uma rede social que revolucionaria a forma de se comunicar no mundo inteiro, permitindo que todos pudessem criar o seu próprio noticiário. Isso tudo com apenas 140 caracteres.

Dez anos depois, o Twitter, mesmo com baixas e inúmeras tentativas de reformulação, soma hoje mais de 300 milhões de usuários e funciona como uma espécie de termômetro para os assuntos mais comentados no planeta.

Pensando nisso, e em comemoração aos 10 anos de existência do microblog, o Jornal Opção separou uma lista com notícias e acontecimentos midiáticos que apenas os tuiteros tiveram em primeira mão. Confira:

1- Morte de Michael Jackson

“Michael Jackson morreu na CNN 45 minutos depois de ter morrido no Twitter.” Este foi o comentário de muitos usuários da rede social no dia 25 de junho de 2009, quando o mundo deu adeus ao rei do pop.

Antes que jornais e emissoras de TV confirmassem a morte do cantor, o Twitter foi invadido com informações truncadas sobre a morte de MJ, e, logo depois, por links para o portal do blogueiro Perez Hilton e para o site de fofocas TMZ.

A quantidade de mensagens foi tamanha que o Twitter não deu conta do tráfego e chegou a cair por algum tempo.

Logo após informações truncadas na rede social, site TMZ informava sobre a morte do cantor

Logo após informações truncadas no Twitter, site TMZ foi o primeiro portal da internet a informar sobre a morte do cantor

2 – Obama presidente

Barack Obama anunciou no Twitter que tinha vencido as eleições, sendo reeleito presidente dos EUA. Em poucas horas, a publicação se tornou a mais compartilhada de 2012.

3- Resultado do MasterChef Brasil

Sucesso absoluto no microblog, o programa MasterChef Brasil, da TV Band, resolveu presentear o público e anunciou primeiro no perfil oficial do programa na rede social o resultado da segunda temporada, e só alguns segundos depois, na TV.

4 – Gelo em Marte

Em 2008, quando o Mars Phoenix Lander descobriu gelo em Marte a Nasa escolheu o Twitter para divulgar a notícia.

5- Acidente em NYC

A primeira cena do acidente com o avião da US Airways no Rio Hudson, em Nova Iorque, no início de 2009, foi publicada em primeira mão no Twitter.

Tweet e foto de @jkrums.

Tweet e foto de @jkrums.

6 – “Conheçam Caitlyn”

O ex-padrasto de Kim Kardashian Bruce Jenner também escolheu o Twitter para anunciar ao mundo sua nova identidade: Caitlyn Jenner. “Estou muito feliz, após uma longa luta, por estar vivendo meu verdadeiro eu. Bem vindo ao mundo, Caitlyn. Mal posso esperar para que você a/me conheça”, escreveu ela no microblog.

7 – Morte de Osama Bin Laden

O ataque que matou Osama bin Laden foi narrado no Twitter em tempo real por um consultor de informática paquistanês.

Sem saber, e bem antes de a morte do líder da Al Qaeda ser noticiada pela mídia, Sohaib Athar, de 33 anos, descreveu em tempo real o ataque que acontecia a alguns quilômetros de sua casa.

Screenshot_9

Divulgação

8 – Falsa aposentadoria de Bieber

As fãs do cantor Justin Bieber entraram em pânico no final do ano de 2013, quando o astro teen anunciou no Twitter sua aposentadoria. “Estou oficialmente me aposentando”, declarou.

Para o alívio das beliebers, a notícia foi desmentida dias depois pela assessoria do cantor, que garantiu que tudo não havia passado de uma brincadeira. “Is it too late now to say sorry?”

Divulgação

Divulgação

9 – Obama em Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou o Twitter, no último dia 18 de fevereiro, para informar que viajaria a Cuba para encontrar o presidente Raul Castro. O encontro histórico ocorreu nesta segunda-feira (21/3).

10 – A vitória de Aécio Neves… Não pera

Bombou (e logo depois virou meme) no Twitter o suposto vazamento de informações do TSE que davam como certa a vitória de Aécio Neves, do PSDB, que disputava o segundo turno das eleições contra a presidente Dilma Rousseff (PT). O anúncio, confirmado por “fonte quente”, foi concedido pelo apresentador Danilo Gentili.

danilo_gentili12_eleicoes1 Screenshot_7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.