10 memes que agitaram a internet em 2016

O ano de 2016 já está quase no fim e o Jornal Opção preparou uma lista com dez momentos e assuntos que bombaram nas redes sociais

Montagem

Montagem

A uma semana do Natal, o Jornal Opção dá início, neste domingo (18/12), à sua retrospectiva do ano de 2016. Para começar a série de matérias especiais, selecionamos os melhores memes do ano: teve guerra entre Brasil e Portugal, ameaça do Estado Islâmico e até perfil da primeira dama. Confira os momentos que viraram piadas nas redes sociais.

Primeira Guerra Memeal

Esse foi o nome que ganhou o confronto entre Brasil e Portugal na internet. O motivo? A apropriação de um meme brasileiro por uma conta de Twitter portuguesa. Foi aí que internautas do Brasil resolveram ironizar as piadas, o que foi mal recebido pela página lusitana que começou a responder levando a sério toda a “zoeira” da internet e acabou excluindo a conta. Dessa guerra, saímos vitoriosos e a internet ganhou uma porção de memes.

20 horas de dança contra Michel Temer

Alunos do departamento de artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) resolveram protestar contra a PEC 241/55, uma das principais medidas econômicas do presidente Michel Temer (PMDB). Os estudantes, que já ocupavam a unidade, resolveram dançar por 20 horas para se mostrarem contra a proposta. Tudo isso foi transmitido por uma reportagem da afiliada da Globo no Paraná, a RPC TV, e — é claro — viralizou na internet.

Atrasados do Enem

Já virou uma espécie de tradição: todos os anos estudantes chegam atrasados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o que era pra ser uma cena de tristeza acaba virando diversão para os internautas brasileiros. No Twitter, a hashtag #ShowDosAtrasados acabou virando o termo mais comentado do país e várias montagens, trocadilhos e fotos ganharam as redes sociais.

Encontro de Moro e Aécio

Todos os anos a revista IstoÉ realiza a premiação “Brasileiros do Ano”. O evento reúne políticos, empresários e artistas, e este ano acabou chamando a atenção por uma foto em que o juiz federal Sérgio Moro, símbolo da Lava Jato, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), delatado por presos na operação, aparecem conversando descontraídos. O presidente Michel Temer (PMDB) também estava na cerimônia e não ficou de fora dos memes.


Hipster da Federal

No dia 19 de outubro o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB) foi preso pela Operação Lava Jato. Só isso tinha tudo para explodir nas redes sociais, porém um dos policiais federais que participaram da escolta acabou roubando toda a atenção da internet. Lucas Valença, de 30 anos, ganhou milhões de seguidores em pouquíssimo tempo e virou sensação no Twitter e no Instagram.

Sarah Sheeva e “aquilo maravilhoso”

A ideia era criar um post para falar do seu novo visual, mas a pastora Sarah Sheeva, filha de Baby do Brasil e Pepeu Gomes, acabou cunhando um novo termo que caiu nas graças da internet: “aquilo maravilhoso”. Os internautas adoraram a expressão e abraçaram o novo termo.

Selfie antes de dormir só pra mostrar a bênção que é ter Jesus na vida da gente (e também mostrar como meu cabelo loiro está lindo! Kkk) Como é bom a gente poder dormir em Paz e (mesmo sozinha HÁ ANOS, mesmo sem beijar na boca há mais de 10 anos! Mesmo sem ver AQUILO MARAVILHOSO na frente HÁ mais de 10 ANOS… mesmo assim) estar “se sentindo” A Princesa de Papai Celestial! A última bolacha do pacote de Papai!!! ? Ô glóriaaaa! Como é bom quando a nossa Fonte de amor não é da Terra, e sim do CÉU! COMO É BOM não depender de relacionamento, namorado, noivo, marido, sexo, ou romance pra ser feliz! ☝? Ele é O Amor da minha vida! E isso eternamente… #ObrigadaSenhor #SarahSheeva #JesusCristoÉoAmorDaMinhaVida #JesusChristMyLord #JesusCristoÉLindoDemais #TodaGlóriaÉdEle #JesusChrist #dElePorEleParaEleSãoTodasAsCoisas #AquiloMaravilhoso #TudoQueDeusCriouÉ

Uma foto publicada por Sarah Sheeva (@sarahsheeva) em

Estado Islâmico ameaça Brasil

Sim, isso mesmo. Em abril deste ano, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que um perfil ligado ao Estado Islâmico publicou uma ameaça de que o Brasil seria o próximo alvo de ataques do grupo terrorista. Ao invés de desespero, os brasileiros reagiram da melhor forma possível: memes!

Bela, recatada e do lar

Em abril, a revista Veja decidiu publicar um perfil sobre a esposa do então vice-presidente Michel Temer (PMDB), Marcela Temer. A matéria descrevia a agora primeira-dama como uma jovem de boa família, que busca o filho na escola e gosta de cuidar de casa e de si. O título do perfil “Bela, recatada e do lar” acabou virando motivo de protesto nas redes sociais e repercutiu virando diversos memes.

Glória Pires comenta o Oscar 2016

Como em todo ano, a Globo transmitiu a cerimônia de premiação do Oscar em 2016. Em substituição a José Wilker, quem tradicionalmente comentava os filmes, a emissora escolheu Glória Pires. A atriz, no entanto, acabou tendo os holofotes da transmissão do prêmio voltados para si após tecer diversos comentários um tanto imprecisos, mas MUITO SINCEROS!

Passagem da tocha olímpica

Pela primeira vez, o Brasil sediou uma edição das Olimpíadas, mas antes dos jogos começarem, o país acompanhou a passagem da tocha olímpica por várias cidades e, é claro, todos os momentos inusitados que vieram junto. Houve quem vendesse o objeto logo após tê-lo carregado, teve um caso de roubo da tocha em Angra dos Reis e durante a passagem por São Paulo, a empresária Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, sofreu uma queda enquanto conduzia o símbolo olímpico, com um vídeo que viralizou nas redes sociais.

TOCHA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.