Campanhas de testagem ultrapassou a marca de 100 mil exames RT-PCR na quarta-feira, 9, informa a Prefeitura de Aparecida

O Município de Aparecida de Goiânia ultrapassou a marca dos 100 mil exames para a detecção do novo coronavírus. Segundo a Prefeitura, até o fim do dia da quarta-feira, 9, foram 100.859 exames, correspondendo a testagem de 1 a cada 6 moradores da cidade, que tem 590 mil habitantes, segundo o IBGE.

Em detalhamento a gestão municipal diz que todos os testes são do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz no diagnóstico do vírus. Do total aplicado em Goiás, Aparecida é responsável por 60,2% dos 166 mil testes.

Por semana são cerca de 7 mil testes, conforme afirma a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com isso, a cada sete dias o município examina 1,18% de sua população.

Para o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, o alto número de pessoas testadas se dá, sobretudo, em função da oferta de exames em unidades espalhadas por toda a cidade. São três drive-thrus de testagem, na Cidade Administrativa, Jardim Boa Esperança e setor Garavelo; mais três postos nas UPAs Brasicon, Buriti Sereno e Parque Flamboyant; e ainda em mais sete UBSs da cidade.

Em um mês, entre julho e agosto, as Unidades Básicas de Saúde de Aparecida fizeram mais de 12 mil coletas para o exame RT-PCR. “O município tem facilitado ao máximo o acesso dos moradores à testagem em massa. Assim, conseguimos deter a disseminação do Coronavírus diagnosticando precocemente a doença, isolando os pacientes e tratando-os para impedir o agravamento dos casos”, diz Alessandro Magalhães.