Considerada a maior feira de negócios de turismo do Centro-Oeste, a Expo Turismo Goiás 2024 começa nesta quinta-feira, 4, no Centro de Convenções de Goiânia. Em sua 4ª edição, o evento apresenta as novidades da área, não só de Goiás, mas do Brasil e de outras regiões do mundo, incluindo atrações e transportes. Cerca de 160 expositores do Brasil e do mundo são aguardados no local, segundo a organização.

Presente durante a cerimônia de abertura, o presidente da Goiás Turismo e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, destacou a importância da união do setor e de eventos como o Expo Turismo. “Se não dermos as mãos, se não nos unirmos, não vamos avançar nesse país”, afirma.

O presidente da Goiás Turismo também destacou que está satisfeito com os números do setor em Goiás no último ano. Entre janeiro e outubro de 2023, o turismo no estado cresceu 2,8% em relação ao último ano, com aumento de 11% na receita. Levando em conta que o setor estava em recuperação após o fim da pandemia da Covid-19.

Representando o Ministério do Turismo, o Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da pasta, Caio Martins Franco, ainda ressaltou a alta do turismo no Brasil. “Foram R$ 162,2 bilhões gerados e R$ 3,2 milhões de turistas estrangeiros nos cinco primeiros meses deste ano. Um crescimento de 14,8% comparado ao ano passado”, aponta.

Com término na sexta-feira, 5, a feira espera pelo menos 4 mil participantes durante os dois dias de evento. O local oferecerá inúmeros atrativos para os visitantes, incluindo estantes com degustação de alimentos e bebidas, telões e um espaço para praticar rapel.

Redução do ISS

Outro que esteve no evento de abertura foi o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), pontuou a importância da redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para o incentivo do turismo. “Essa diminuição não só estimula a economia, mas também promove o turismo, inovação e o bem-estar da comunidade goiana”, defende.

Segundo o gestor, a medida presente na nova legislação busca transformar a capital em um dos principais destinos de negócios no Brasil. “Neste novo processo pós-tributário, Goiânia se torna um destino atrativo para os grandes eventos de vendas, a modernização do Código Tributário tonar o município competitivo e inovador”, explica.

Leia também:

Conheça os destinos mais visitados de Goiás e também os mais baratos

Fabrício Amaral: “Goiás é conhecido no Brasil por sua natureza. Apostamos no turismo ecológico”