O Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo, conquistou uma vaga na “Missão Visit Brazil na Europa” em 2024. Organizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a ação tem o intuito de promover destinos nacionais e fortalecer parcerias internacionais, atraindo visitantes e investimentos estrangeiros. O Estado integrar a comitiva brasileira e participa no estande do Brasil/Embratur nas Feiras Internacionais de Turismo de Lisboa, em Portugal, e de Berlim, na Alemanha.

Os atrativos turísticos de Goiás serão destacados na Bolsa de Turismo Lisboa (BTL) de 28 de fevereiro a 3 de março, com a participação de mais de 1.400 expositores. Pesquisas indicam que 98,3% dos profissionais presentes recomendam a visita. A BTL é reconhecida como a maior exposição internacional da diversidade e qualidade da oferta turística, visando impulsionar o crescimento do setor.

A presença goiana também será notável na Convenção ITB Berlin, a maior feira internacional de viagens na Alemanha, de 5 a 7 de março. O ecoturismo do estado será apresentado sob o tema “Pioneiros na Transição em Viagens e Turismo” para um público estimado em 160 mil pessoas. O evento incluirá palestras de negócios, ciência e política, abordando desafios presentes e futuros do setor em quatro palcos e 17 faixas temáticas.

Turismo de natureza

Goiás vai mostrar principalmente os atrativos de natureza, aventura e ecoturismo. Aí estão a Chapada dos Veadeiros, com o maior quilombo do Brasil, no território Kalunga; o Parque Estadual de Terra Ronca, que abriga o maior complexo de cavernas da América do Sul; os encantos da Região do Ouro com suas cidades históricas e o Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesia do mundo.

Também serão apresentados os queijos e vinhos da Rota dos Pireneus; a maior estância hidrotermal do mundo, em Rio Quente e Caldas Novas; a pesca esportiva em meio às belezas do Rio Araguaia; Formosa, com a emoção do Salto do Itiquira; as paisagens, garimpos e joias de Cristalina; além da gastronomia goiana, com pratos criados com ingredientes regionais únicos.

Para o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, “o europeu busca experiências ao ar livre e vamos mostrar o que a gente tem em termos de natureza, através da divulgação das 12 Regiões Turísticas de Goiás, apresentando roteiros, atrativos, acomodações, alimentação, particularidades culturais, festas e eventos para conquistar turistas e investimentos para Goiás”.

Com investimentos importantes no Turismo, o Governo do Goiás reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor, atração de visitantes e a consequente movimentação da economia, com geração de empregos e renda aos goianos.