Maior ‘tatuzão’ da América do Sul vai se chamar ‘Cora Coralina’

12 maio 2023 às 18h56

COMPARTILHAR
Uma tuneladora, apelida de ‘tatuzão’ por escavar túneis embaixo da terra, foi batizada de Cora Coralina. O equipamento é o maior da América Latina e será utilizado para avançar nas obras de expansão do transporte sobre trilhos da cidade de São Paulo.
O ‘tatuzão’ chegou na segunda-feira, 8, ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O navio que realizou o transporte deixou Taicang, no Leste da China, há cerca de um mês. As peças do maquinário ocuparam quase 7 mil metros cúbicos, o que levou a embarcação a seguir direto para o Brasil, sem fazer escalas em outras portas para pegar mais mercadoria.
Agora, para ser transportada de Santos até São Paulo, a Ecovias, concessionária que administra a Imigrantes, criou protocolos para o tráfego da carga. Pistas da capital paulista devem ser bloqueadas durante a noite. Isso porque veículos terão que ocupar mais de uma faixa no deslocamento.
A programação é que o transporte tenha início na próxima semana. No entanto, deve levar entre um e três meses para a conclusão. O que deve impactar todo o trânsito da Rodovia dos Imigrantes, do Rodoanel (trechos Sul e Leste) e de vias importantes da cidade de São Paulo, como as avenidas Oscar Niemeyer, Sapopemba, Ragueb Chohfi e Aricanduva, conforme o itinerário inicial aprovado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A companhia estima que serão transportadas de 6 a 12 peças por semana até o canteiro de obras do Complexo Rapadura, na Vila Formosa. Ao todo, o ‘tatuzão’ pesa 2,7 mil toneladas e tem capacidade para perfurar uma profundidade de até 41 metros. E deverá escavar 7,5 km de comprimento.