Governo aprova nova concessão da Rota dos Cristais na BR-040

25 agosto 2023 às 07h55

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A BR-040, no trecho entre Cristalina, em Goiás, e Belo Horizonte (MG), teve projeto de nova concessão aprovado pelo Ministério dos Transportes nesta quinta-feira, 24. A proposta agora deve passar pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conhecido como Rota dos Cristais, o trecho atualmente é administrado pela Via040, empresa da Invepar Investimentos.
No entanto, a concessionária, que opera 936,8 km de Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG), devolveu a concessão. A expectativa é lançar o edital de concessão ainda este ano, apontou o ministério. O projeto aprovado pelo ministro Renan Filho (MDB-AL) prevê a transferência de 594 quilômetros à iniciativa privada. O governo vai dividir a BR-040 em 3 trechos de concessão para substituir os 2 contratos atuais.
Em nota, o ministério afirma que o Programa de Exploração da Rodovia (PER) para o trecho prevê intervenções como dez quilômetros de duplicação, 35 novas passarelas, 16 faixas adicionais em pista dupla, oito faixas adicionais em pista simples e seis passagens de fauna, além de pontos de parada e descanso para caminhoneiros e bases de serviços de atendimento aos usuários.
No trecho, há oito praças de cobrança, sendo o menor valor cobrado de R$ 6,30 para automóveis e caminhonetes. Já o preço mais alto é de caminhões com reboque, caminhões-trator com semirreboque, no valor de R$ 37,80. Além da ‘Rota dos Cristais’, há trabalhos para a concessão da ‘Rota do Pequi’, entre Cristalina e o Distrito Federal, que será licitada junto com o trecho da BR-153/060, entre Goiânia (GO) e Brasília.
- Rota dos Cristais – 595 km de extensão de Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO), com investimento total estimado em cerca de R$ 5,5 bilhões;
- Rota do Pequi – 323 km de extensão, que incluem o trecho de Cristalina (GO) a Brasília (DF), além do trecho de Brasília a Goiânia (GO) das BRs 060 e 153;
- Rota Rio-BH – 451 km de extensão do Rio de Janeiro (RJ) a Belo Horizonte (MG), com investimento total previsto de cerca de R$ 16 bilhões, entre novas obras e despesas operacionais;
De acordo com o Ministério dos Transportes, atualmente a ANTT analisa sugestões do TCU para entregar o trecho à iniciativa privada e a documentação será enviada à pasta para validação e definição dos prazos para a publicação do edital.