Em apoio a Caiado, prefeitos decidem ir à Justiça contra aumento das passagens no Entorno

05 dezembro 2022 às 13h35

COMPARTILHAR
Em apoio ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), prefeitos dos municípios goianos de Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Planaltina de Goiás e Alexânia decidiram também, nesta segunda-feira, 5, entrar na Justiça contra o aumento de até 26% nas tarifas das passagens de ônibus do Entorno do Distrito Federal.
O aumento foi oficializado pela Secretaria de Mobilidade do DF (Semob), que é responsável pela gestão do transporte público na região desde o ano passado, na sexta-feira, 2 e começou a valer neste domingo, 4. O governo do DF alega que a medida é necessária para evitar um “colapso” do sistema de transporte público do Entorno.
A Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) também disse que vai entrar com uma ação contra o reajuste. A decisão foi tomada em uma reunião, na sede da entidade, em Brasília, no fim da manhã desta segunda, 5.
O prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da entidade, Pábio Mossoró, critica a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB). “Queremos que ele tome essa decisão em conjunto com os prefeitos”, afirmou ao Jornal Opção. Em parceria com o governador Caiado, o gestor ressalta que o grupo vai se empenhar para oferecer um transporte público “digno, de qualidade e com preços justos para os passageiros”.
De acordo com a Semob-DF, são 400 linhas de ônibus que fazem a ligação entre o DF e o Entorno. A secretaria afirma que cerca de 175 mil passageiros são atendidos diariamente.
Segundo informações do G1 DF, a medida provocou críticas dos passageiros, que já reclamavam da qualidade do serviço. Na manhã desta segunda-feira, ônibus da empresa Amazônia, que oferece o transporte em Planaltina de Goiás, permaneceram na garagem, após uma manifestação de usuários na rodovia.