A empresa brasileira do setor aeronáutico Embraer, em conjunto com a Eve Airmobility, desenvolve o ambicioso projeto de fabricação de carros voadores elétricos no Brasil. Esses veículos, chamados de eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem horizontal), podem inaugurar um novo conceito de mobilidade aérea urbana no mundo.

Apesar de já existirem alguns protótipos sendo testados em várias partes do mundo, a iniciativa da Embraer e Eve Airmobility representa um marco significativo por soluções eficientes de transporte urbano. Os eVTOLs oferecem uma combinação de helicópteros, com asas para voos horizontais, comparáveis aos aviões convencionais.

A principal vantagem dos veículos está na sua capacidade de realizar deslocamentos rápidos em áreas urbanas congestionadas. No momento, a autonomia dos eVTOLs ainda é limitada a cerca de 100 km, mas as empresas estão empenhadas em aprimorar essa tecnologia para aumentar sua eficiência e alcance.

Fábrica no Brasil

A Eve tem grandes expectativas para o projeto e pretende instalar a linha de montagem dos eVTOLs em Taubaté, no interior de São Paulo. A escolha da localização se deve à proximidade com rodovias e ferrovias. Mas, principalmente, onde há uma unidade da Embraer. A ideia das companhias é ampliar a planta industrial do local. Por enquanto, isso está sujeito a processo de aprovação.

Com o projeto dos veículos ficarem prontos em 2026, a Eve informou que recebeu cartas de intenção de compra de 28 empresas. Dentre as quais estão operadoras de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. O total de pedidos de unidades chega 2.850 eVTOLs.

Leia também:
Carros voadores podem se tornar realidade em Goiânia
Primeiro voo teste de avião elétrico da Embraer é divulgado