O prefeito Rogério Cruz participou na manhã desta quinta-feira, 4, do lançamento da campanha Maio Amarelo, que visa alertar a sociedade sobre os riscos de acidente de trânsito. O lançamento acontece na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e marca o aniversário de dez anos da iniciativa, que neste ano leva o tema “No Trânsito, Escolha a Vida”.

Para a ação, foi realizado planejamento que garanta a sequência da campanha após o fim do mês de atenção especial. Mesmo que o Maio Amarelo chegue ao fim, a intenção é de manter o desenvolvimento das ações ao longo de todo o ano no trânsito do município. Entre os projetos – alguns já em andamento – estão a implantação de mais pontos de faixas elevadas, novos pontos de faixas reversas, implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas e medidas estruturantes, como vias exclusivas para motociclistas e ações nas portas das escolas, durante horário de saída e entrada de alunos.

“É importante que todas as pessoas tenham a consciência de que um trânsito seguro é construído por todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Precisamos nos preocupar em cuidar e proteger, tanto a nós como as outras pessoas que convivem diariamente no trânsito da nossa cidade”, declarou Rogério Cruz no evento.

Leia também: Faixa reversa na Av Castelo Branco começa teste na próxima terça

O prefeito também destacou que as ações passam por investimento em tecnologia, equipamentos, inovações e treinamentos para os agentes, na intenção de garantir um trânsito mais fluido e seguro para os moradores da capital. Nesse sentido, além do lançamento da campanha o evento contou com a entrega de 14 viaturas e três caminhões para renovação da sinalização de trânsito.

“Também estamos investindo em ciclofaixas, estimulando a adoção de carros elétricos, realizamos a ressincronização dos semáforos e agora estamos buscando inovações, como o piloto da faixa reversa na Avenida Castelo Branco”, pontuou o prefeito.

Durante o evento, Cruz também assinou decreto que destina área pública municipal, localizada no Park Lozandes, para instalação da escola pública de trânsito.

Além do prefeito, o titular da SMM, Vinicius Henrique Alves, também comentou as ações desenvolvidas pela prefeitura, especialmente no âmbito de diálogo com a população para aplicação de soluções reais no trânsito da cidade. “Trabalhamos muito nos últimos meses para que possamos lançar ações concretas para perdurar até o final do ano. Queremos mostrar para a população que conhecemos os problemas, e que estamos trabalhando para reverter as dificuldades e melhorar o trânsito da capital”, declarou o secretário.