O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, lançou na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, a campanha “Maio Amarelo”, com objetivo de conscientizar a população para a importância de um trânsito mais seguro e responsável. Realizada anualmente, a campanha adotará em 2024 o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”.

A campanha em Aparecida vai incluir blitzen educativas, palestras e distribuição de materiais gráficos contendo dicas de segurança no trânsito destinadas a motoristas e pilotos de motocicletas.

Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), também vai entrar no Maio Amarelo na próxima segunda-feira, dia 6. A pasta abordará um eixo por semana ao longo de quatro semanas, sendo eles: excesso de velocidade, álcool ao dirigir, uso do celular ao volante e promoção da empatia no trânsito.

“Em cada temática, haverá ações nas ruas, com agentes orientando e alertando condutores e pedestres. O objetivo não é punir, mas educar. Estes são problemas enfrentados diariamente, por isso, durante este maio amarelo, focalizaremos as áreas mais problemáticas em Goiânia”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia, acrescentando que a campanha será mais interativa neste ano.

Em 2024, a Lei Seca completa 16 anos de vigência. Entretanto, Marcelo recorda que, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), em 2021, 10.887 pessoas perderam a vida devido à combinação de álcool e direção, resultando em uma média de 1,2 óbito por hora que poderia ter sido evitado.

“O uso de celulares no trânsito, especialmente entre os motociclistas, também será abordado. Durante estas semanas, nossa equipe de Educação para o Trânsito estará dedicada à conscientização sobre a segurança nas faixas de pedestres. Encerraremos nossa campanha Maio Amarelo com um apelo à empatia no trânsito, algo essencial em nossa realidade”, conclui Marcelo.

Leia também

CNH tem novas regras para pessoas acima de 50 anos; confira as alterações

BRs em Goiás registram seis acidentes por dia

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito figuram entre as dez principais causas de morte no Brasil. “É um desafio que todos nós, tanto as autoridades públicas quanto a sociedade em geral, precisamos encarar com responsabilidade e determinação. Garantir a segurança no trânsito é uma obrigação tanto das instâncias governamentais quanto dos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas”, observa o prefeito Vilmar.