Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) revelam um aumento significativo no número de infrações de trânsito cometidas por motoristas goianos nos últimos anos. Em 2021, foram 652 mil infrações registradas. Jáem 2022, mais de 802 mil multas foram emitidas.  Os dados compilados até o dia 8 de maio deste ano apontam um total de 330.922 multas.

O relatório aponta que a infração mais cometida foi o excesso de velocidade, com um total de 128 mil ocorrências apenas nos cinco primeiros meses do ano na Capital. O condutor que cometer essa infração terá 4 (quatro) pontos registrados em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Transitar na faixa/pista destinada ao transporte público foi responsável por quase 40 mil notificações. Multas por avançar o sinal vermelho do semáforo ocorreram 22,7 mil vezes. 

País enfrenta uma epidemia de acidente de trânsito

Os números de infrações de trânsito têm aumentado em todo o Brasil nos últimos anos. O desrespeito às leis de trânsito e a falta de conscientização dos motoristas têm contribuído para um cenário preocupante. O pintor de interiores Cláudio Mascarena, 32 anos, sobreviveu a um acidente após quase bater de frente com um caminhão. “Quando vi o caminhão na contramão, eu tentei desviar, mas o retrovisor bateu e eu perdi o controle do carro. Outro veículo que vinha na mesma mão que o caminhão acertou o lado do passageiro, que ficou completamente destruído”, lembra.

52 mil mortos

No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2022, foram registradas mais de 52 mil mortes no trânsito no Brasil. Esses acidentes causam não apenas perdas humanas, mas também geram impactos sociais e econômicos significativos. As infrações de trânsito são um dos principais fatores que contribuem para essas estatísticas alarmantes, reforçando a importância de ações educativas e de fiscalização mais efetivas.

“O aumento do número de infrações de trânsito em Goiás, como revelado pelo relatório oficial da Secretaria de Mobilidade, é apenas um reflexo do panorama brasileiro. A imprudência e a falta de conscientização dos motoristas são problemas enfrentados em todo o país, resultando em um aumento no número de acidentes e mortes no trânsito”, argumenta.

Ações educativas

A Secretaria da Educação de Goiás promoveu na última terça-feira (15/05) várias ações educativas dentro da Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo reunir esforços para estimular o debate sobre a necessidade de um trânsito mais humano e menos violento.

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) intensificou as ações educativas e desenvolveu parcerias com instituições públicas e privadas para estimular o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo. “O Detran-GO está atento e fará todos os esforços para reduzir esses números cada vez mais. Precisamos da colaboração de todos”, enfatiza o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares.

Maio amarelo

Dados da  Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict) apontam que 197 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Goiânia. Entre as principais vítimas fatais estão os motociclistas (127) e ciclistas (17), além do registro de 34 atropelamentos com vítimas fatais. 

Detran e PRF realizam operação educativa na abertura do Maio Amarelo | Foto: Reprodução Detran-GO

Neste ano, a campanha “No Trânsito, Escolha a Vida”, promovido pela prefeitura de Goiânia, tem como objetivo reduzir o número de mortes e acidentes no trânsito. “Também estamos investindo em ciclofaixas, estimulando a adoção de carros elétricos, realizamos a ressincronização dos semáforos e agora estamos buscando inovações, como o piloto da faixa reversa na Avenida Castelo Branco”, disse o prefeito Rogério Cruz durante o lançamento da campanha.

Confira algumas das infrações mais comuns dos motoristas goianos 

Transitar em velocidade superior à máxima permitida 128.728

Transitar na pista exclusiva para transporte público 39.850

Estacionar em local e horário proibido 24.595

Avançar sinal vermelho 22.700; 

Estacionar sobre passeio/calçada 16.479

Dirigir manuseando o celular 8.642;

Conversão em local proibido 8.316;

Parar sobre faixa de pedestre na mudança de sinal 4.994;

Deixar condutor de usar cinto segurança 3.830;

Estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa 1.829;