Wanderlei e Laurez tomam posse em sessão solene bastante prestigiada

01 janeiro 2023 às 11h58

COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e o vice-governador eleito, Laurez Moreira (PDT), tomaram posse neste domingo, 1º, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, em sessão solene bastante prestigiada. A cerimônia seguiu rigorosamente o protocolo para ocasião. Após a execução do hino nacional, executado pela banda da Polícia Militar, o governador prestou juramento, ouviu a leitura do termo de posse, feita pelo 1º secretário da mesa diretora da Assembleia, Jair Farias (UB) que foi assinado por todos da mesa e imediatamente recebeu a faixa de governador, colocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade (Republicanos). O vice-governador Laurez Moreira seguiu o mesmo rito. A cerimônia contou a presença de autoridades representantes de todos os poderes.
O deputado Ivory de Lira (PCdoB), líder do governo na Assembleia Legislativa, saudou os empossados, em nome de todas as bancadas. “O governador Wanderlei Barbosa eu conheço. Convivi com ele durante quatro mandatos. Na construção da gestão do governador Wanderlei Barbosa houve uma participação efetiva da Assembleia Legislativa. Nós temos uma responsabilidade muito grande, de estar vigilante, mas procurando contribuir com o desenvolvimento do Tocantins”, discursou o deputado, convocando os deputados eleitos para a próxima legislativa para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Tocantins.
“A esse líder quero declarar o voto de lealdade, porque entendo que a democracia é o caminho mais curto para autonomia. Estaremos juntos nesta caminhada, pois defendemos os mesmos princípios”, disse, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal eleito, em seu pronunciamento, em que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da sua atuação dos quatro anos à frente da presidência do legislativo estadual.
Em seu primeiro pronunciamento como governador empossado, Wanderlei Barbosa saudou o povo tocantinense, destacando suas realizações durante os quase 15 meses à frente do governo. Citou conquistas nas áreas da saúde, educação e sobretudo na infraestrutura, com investimentos em torno de R$ 700 milhões, na recuperação de mais de 1200 quilômetros de rodovias. “Eu votei num candidato a presidente, mas temos que conviver com o que o povo escolheu. Não podemos prejudicar a população do Estado por questões ideológicas, vou continuar batendo na porta de todo mundo, em busca de melhoria para o nosso Estado”, declarou o governador, agradecendo a contribuição da bancada do Tocantins no Congresso Nacional.
O governador prometeu continuar tratando os deputados com o respeito que eles merecem. “Pagamos todas as emendas parlamentares, em torno de R$ 100 milhões, vamos continuar desse mesmo jeito”, disse, anunciando que o desejo é fazer muito mais nos próximos quatro anos. Ao final do seu pronunciamento, Wanderlei fez um agradecimento ao seu pai, Fenelon Barbosa, e se emocionou, ao lembrar também da sua mãe Maria Rosa, que segundo ele, foi quem o ensinou a ser uma pessoa simples e a ter cuidado com as pessoas.
Após a posse o governador Wanderlei Barbosa e o vice-governador Laurez Moreira seguiram a pé para o Palácio Araguaia onde fizeram pronunciamentos e concedem entrevista coletiva à imprensa.
Presenças
Prestigiaram a cerimônia, a senadora eleita Professora Dorinha (UB); o senador Eduardo Gomes (PL), os deputados federais Eli Borges (PL), Vicentinho Júnior (PP) e Carlos Henrique Gaguim; os deputados federais eleitos Alexandre Guimarães (Republicanos), Felipe Martins (PL) e Lázaro Botelho (PP); o ex-vice-governador Raimundo Boi, o ex-deputado Derval de Paiva, o ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa; o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães; a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro (PSDB); o ex-senador Leomar Quintanilha; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Napoleão de Souza Sobrinho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-TO), desembargador João Rigo Guimarães; o ex-deputado João Renildo; o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB); e os deputados estaduais eleitos.