Travessia por balsa em Porto Nacional será isenta de tarifa

03 março 2019 às 00h00

COMPARTILHAR
Liberação da travessia ainda depende de ajustes jurídicos. Uma das balsas já foi liberada pela Marinha. A segunda ainda não foi vistoriada

O vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) esteve em Porto Nacional, na quinta-feira (28), com a finalidade de liberar as balsas para passagem gratuita – por tempo indeterminado – para veículos de passeio, caminhonetes, motos, pedestres e ciclistas. “Esse é um compromisso do governo do Estado”, afirmou Barbosa, após ter sido deflagrado um movimento popular que impediu o funcionamento das balsas tarifadas na quarta (27). O vice-governador se reuniu com líderes dos protestos na Câmara de Porto Nacional e justificou: “Não é culpa nossa. Nós temos laudos que dizem que a estrutura da ponte está perigosa e nós não queremos colocar em risco a vida da comunidade”.
Em razão da pressão por parte da comunidade, o governo do Tocantins anunciou a liberação, de forma gratuita, da travessia pelas balsas instaladas próximo à Ponte de Porto Nacional, interditada desde o dia 6 de fevereiro, por causa dos problemas estruturais. Conforme nota da Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), uma das balsas já foi vistoriada e liberada pela Marinha do Brasil e aguarda os trâmites da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), o que depende de alguns ajustes jurídicos que já estão sendo agilizados. Já a segunda balsa ainda depende da vistoria e da liberação da Marinha, o que pode ocorrer a qualquer momento.