COMPARTILHAR

Liderada pelo presidente da Comissão do Esporte, deputado federal César Halum (PRB), uma comitiva de parlamentares participou de missão oficial durante os dias 11 a 15 de julho, com o objetivo de acompanhar os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2016, sediados na Turquia. A iniciativa do requerimento foi do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que diante da atual discussão do Plano Nacional do Desporto na Câmara dos Deputados, justificou ser de extrema importância que o colegiado acompanhe os jogos estudantis em nível mundial.

Halum defendeu que a Comissão do Esporte tem papel importantíssimo de atuar no acompanhamento da formação esportiva dos jovens brasileiros. “Esse grande evento vai ao encontro da nossa discussão do Plano Nacional do Desporto, e lá teremos a oportunidade de entender melhor como a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) atua na preparação dos nossos jovens atletas, além de tomar como exemplo e trazer para o Brasil os principais sistemas esportivos escolares do mundo”, disse.

A elaboração do Plano Nacional do Desporto tem sido tema de destaque nas discussões da Comissão do Esporte, além do consenso sobre a importância de investimento e organização da base do desporto, que é o desporto escolar. Dentre os parlamentares que compareceram aos jogos mundiais, estão o presidente da CESPO, deputado César Halum, o autor do requerimento deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), além dos membros da Comissão Evandro Roman (PSD-PR), Professora Dorinha (DEM-TO) e Roberto Góes (PDT-AP). Os deputados trouxeram importantes impressões e colaborações para fundamentar o desenvolvimento do texto-base que irá compor o Plano Nacional do Desporto brasileiro.

Os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade – foram iniciados em 1976 e, desde então, ocorrem de três em três anos com participação de estudantes de todo o mundo. É um evento esportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e participam das diversas modalidades esportivas jovens de 13 a 17 anos. A delegação brasileira que participou do Gymnasiade 2016 foi composta por cerca de 250 pessoas, entre equipe técnica e atletas. Os jovens brasileiros competiram em nove modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, judô, Karatê, natação, xadrez e tênis.