COMPARTILHAR

Rio Tocantins pode ser prejudicado com transposição de água para o São Francisco, teme Lázaro Botelho
Rio Tocantins pode ser prejudicado com transposição de água para o São Francisco, teme Lázaro Botelho | Divulgação

A Comissão de Viação e Trans­portes da Câmara dos Deputados realizou na terça-feira, 20, em Brasília, audiência pública para discussão da proposta de interligação entre as bacias hidrográficas do Tocantins com a do São Francisco, prevista no Projeto de Lei 6.569/13, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Alguns parlamentares nordestinos defenderam a transposição de águas como solução para resolver, com mais rapidez, o problema da seca no Nordeste. As novas águas aumentariam a vazão do Rio São Francisco, cujos níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem.

Já o Deputado Federal Lázaro Botelho (PP-TO) levantou algumas preocupações com relação ao projeto. O parlamentar defende que estudos detalhados sejam realizados, para verificar a sua viabilidade técnica e econômica, além dos possíveis impactos ambientais. Ele afirmou que apoia medidas que tenham o objetivo de recuperar o Rio São Francisco, que atualmente, conta com apenas 1/3 do seu volume, pois entende que se trata de um rio importante para o Nordeste e para todo o Brasil.

Ele também ressaltou que é meritória a ideia de promover uma interligação hidroviária entre os dois rios, o que contribuiria muito para impulsionar as economias das duas regiões. “O rio Tocantins é muito caudaloso e pode até ser usado para socorrer o São Francisco, mas não podemos tomar essa decisão sem estudarmos a fundo os impactos que essa obra pode gerar no rio, nos seus afluentes, na fauna e nas cidades que serão atingidas pelas obras. Acho que não podemos correr o risco de, para resolver um problema criarmos outro”, afirmou Lázaro.
O deputado defendeu ainda, que devem ser priorizadas as obras e ações de revitalização do Rio São Francisco, tratando e recuperando as matas ciliares, contendo as erosões que contribuíram para o assoreamento que está comprometendo a navegabilidade daquele rio.