Ex-governador Tom Lyra será o novo gestor da Agência de Turismo do Tocantins

Pasta foi vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico após a reforma administrativa

O turismo de aventura no Jalapão será incentivado, explorando suas cachoeiras, dunas e belezas naturais

O empresário Tom Lyra – ex-vice-governador do Tocantins no mandato tampão de 2010 e ex-secretário Agricultura, Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente do município de Gurupi entre 2017 e 2018 – foi escolhido pelo governador Mauro Carlesse (PHS) para ser o novo gestor da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, pasta que foi vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, após a reforma administrativa de 01/01/2019.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, Tom Lyra disse que se sentiu muito honrado com o convite e pronto para assumir suas funções na recém-criada Agência de Desenvolvimento do Turismo. Ele ressaltou que será realizado um diagnóstico das potencialidades turísticas e as melhores formas de explorá-las. “Uma das formas de desenvolver novos negócios é através do turismo e o estímulo à cultura. Trataremos das demandas pertinentes ao transporte aéreo para o Estado do Tocantins; desenvolvimento sustentável do Jalapão, Cantão e e Ilha do Bananal; vamos fomentar o turismo e os esportes náuticos em nossas praias, lagos e rios; estimular o crescimento e a consolidação de feiras agropecuárias, como também, revitalizar as festas populares, a exemplo dos tradicionais carnavais de Palmas e Gurupi, além de explorar outras manifestações culturais e o turismo religioso presentes em cidades históricas”, disse o novo gestor.

Segundo ele, há intenção do governo estadual de divulgar, incentivar e dar oportunidades aos artistas locais, promovendo, enfim a atividade turística. “Todas essas atividades turísticas e culturais são fatores capazes de fomentar emprego, renda e desenvolvimento para o Tocantins. A intenção é viabilizar “stands” nos aeroportos mais movimentados, enfatizando nossas potencialidades, como também firmar parcerias com instituições como Sebrae, por exemplo. O governador Carlesse acredita que o turismo, aliado à cultura, pode ser uma mola propulsora, que pode alavancar o Estado e empregar muito mais pessoas”, concluiu Tom Lyra.

Perfil

Empresário do ramo ótico, Tom Lyra é tocantinense de Araguacema e graduado em óptica e optometria, com especialização em ótica física, química, geométrica e fisiológica. Escreveu quatro livros na área de ótica e tem mais de 180 artigos publicados, além de ter proferido mais de 1.200 palestras entre 1997 e 2015.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.