COMPARTILHAR

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou nessa quinta-feira, 9, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com entrega do Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva às mulheres que realizaram ações relevantes no Tocantins. A abertura da solenidade foi conduzida pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, que após fazer a composição da Mesa e as considerações iniciais passou o lugar de presidente para a deputada Janad Valcari.

Foram homenageadas a artesã e trabalhadora rural, Raimunda Nonata Nunes Rodrigues; a empresária Vanilda Rodrigues Leite Pacini; a senadora Professora Dorinha; a presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe e a Capitã da Polícia Militar (PM), Flávia Roberta Pereira de Oliveira.

O vice-governador, Laurez Moreira (PDT), prestigiou a sessão solene e destacou a importância em prestigiar as mulheres indicadas pelas deputadas. “Quantas mulheres guerreiras temos em nosso Tocantins. Parabenizo cada uma de vocês falando da alegria que sinto quando uma mulher alcança o sucesso na vida. Desejo que continuem tendo sucesso, que as senhoras confiem na luta, na força de cada uma, esse é o Estado das mulheres. Deixo aqui o abraço do nosso governador Wanderlei Barbosa às mulheres, e que o nosso Bom Deus continue abençoando a todas”, declarou.

Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro

Guilhermina Ribeiro da Silva, a Dona Miúda (1928-2010), foi uma personalidade ímpar na comunidade do Mumbuca, povoado de Mateiros, no Jalapão. Uma das matriarcas do povoado, precursora da arte de trabalhar com o capim dourado. Dona Miúda herdou este talento da sua mãe, que por sua vez havia aprendido com a avó. O Diploma Guilhermina Ribeiro foi instituído pela Assembleia Legislativa, mediante aprovação da Resolução nº 301, de 20 de dezembro de 2011.