Araguaína e Palmas são as cidades preparadas para recepcionar o voto em trânsito
29 outubro 2022 às 16h02

COMPARTILHAR
Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses devem ir às urnas em todo o Estado, neste domingo, 30, para a escolha do presidente da República. Por solicitação de voto em trânsito, também estão habilitados a votar no Tocantins 1.862 eleitores de outros estados.
No Tocantins, o voto em trânsito ocorrerá em Palmas e em Araguaína, sendo que a capital conta com sete locais aptos, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), as escolas Caroline Campelo, Henrique Talone, Degraus do Saber e CMEI, Colégios Almirante Tamandaré e Mackenzie. Já em Araguaína o local de votação é a Escola Estadual Modelo.
Além das 1.862 pessoas de outros estados que estão aptas a participar do segundo turno das eleições no Tocantins, eleitores do próprio Estado também solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 931 eleitores de outras cidades do estado poderão votar em Palmas ou em Araguaína.
O voto em trânsito está previsto no Código Eleitoral (Art. 233-A) e na Resolução TSE nº 23.669/2021 (Art. 28). Podem votar em trânsito quem solicitou a mudança à Justiça Eleitoral até 18 de agosto.
Preparação
Neste sábado, 29 as seções eleitorais serão montadas pelas equipes dos cartórios das 33 zonas eleitorais do Estado. Na véspera das eleições, também é instalado o Gabinete de Segurança Institucional nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para monitoramento das ações de segurança pública em todo o Estado até o final da votação; e tem início a Lei Seca nos municípios onde os juízes eleitorais determinaram a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos a partir das 18h de sábado até 18h de domingo.
Ainda neste sábado foi realizado o sorteio das urnas que passarão pela auditoria do sistema de votação eletrônica. O procedimento aconteceu durante cerimônia pública no auditório do TRE-TO, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube. Ainda neste sábado está sendo organizada a estrutura onde será realizado o Teste de Integridade, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso. Em Palmas. A auditoria ocorre no dia das eleições, no mesmo horário da votação oficial.