Previsão do tempo para a semana é de céu nublado, com risco de tempestades
02 dezembro 2024 às 11h55
COMPARTILHAR
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, disse ao Jornal Opção a semana será predominantemente de céu nublado, variando entre momentos de calor e pancadas de chuvas intensas em algumas áreas do estado, com possibilidade de tempestade e ventania. “Nós teremos aí a combinação mais calor e umidade favorecendo as áreas de instabilidade”, resumiu.
Apesar de não atingir diretamente a região central do país, uma forte frente fria vinda do Sul do Brasil acaba criando um corredor com a umidade que vem do Norte e a espalhando por toda porção central do território brasileiro. “Em alguns locais, essas chuvas podem, sim, em determinadas localidades, ultrapassar a casa dos 100 milímetros”, reforçou os alertas sobre as chuvas intensas e irregulares, com possibilidade de rajadas de ventos.
As principais recomendações seguem as mesmas da semana anterior: evitar sair em momentos de chuva intensa; caso seja pego pelas tempestades, evite se esconder próximo a locais altos isolados e estruturas metálicas; não enfrente as enxurradas; e redobrar a atenção com o descarte de resíduos, a fim de evitar entupimento das vias de escoamento das águas. “Temos nebulosidade sobre boa parte do Brasil central”, alertou André.
Outro ponto destacado pelo gerente do Cimehgo é a intensidade das variações tanto de temperatura quanto de umidade vivenciadas nos últimos tempos. Essas oscilações além de afetarem a saúde humana, acabam por surpreender muitos que possuem compromissos a céu aberto. “Ou nós temos chuvas muito intensas ou secas muito intensas. Então, nessa montanha russa, o importante é que a população fique atenta”, afirmou.
Cada zona da cidade requer um cuidado e uma atenção diferente no momento da tempestade. Áreas mais baixas se preocupam com enchentes e enxurradas, enquanto áreas mais altas devem redobrar a atenção com ventanias. “Nós já ocupamos o território da cidade de qualquer maneira, de maneira bastante equivocada, agora, a gente vai ter que tomar outras providências, que é a parte da prevenção”, explica André.
“Quem mora na Vila São José, quem mora ali no Parque Amazônia, quem mora no Jardim América, qualquer quantidade de chuva já dá problema”, exemplificou.
No início da semana
As previsões do Cimehgo para o início da semana trazem temperaturas mais baixas para as regiões Leste, Sul, Central e Sudoeste do estado, com temperatura variando de 17°C aos 33°C, e umidade relativa do ar indo de 60% aos 95%. O alerta de tempestades está aceso em todo o estado durante os próximos 15 dias. No documento oficial, o alerta é para “risco potencial para chuvas intensas de 30 a 60 mm/h ou até
80mm/dia com rajadas de vento de 70 km/h”.
Leia também: Espanha tem saques, falta de água e necrotério temporário após fortes enchentes
Após fortes chuvas, trechos da Marginal Botafogo são parcialmente interditados