Começa a primavera: quais as mudanças no tempo em Goiás?
22 setembro 2024 às 11h10
COMPARTILHAR
Teve início, às 9h44 deste domingo, 22, a estação da Primavera. O período de três meses é bastante aguardado no Centro-Oeste do Brasil pois modifica o regime de chuvas, aliviando a intensa seca que atinge a região até então. Apesar de aliviar a estiagem, que tem sido intensificada neste ano, as chuvas são irregulares. Entenda o que muda no cotidiano do goiano durante o período, que se estende até o dia 21 de dezembro.
O informativo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), mostra que o fenômeno La Niña deve influenciar a nova estação. “Estamos com uma probabilidade em torno de 60% do começo do fenômeno La Niña neste trimestre”, destacaram. Vale lembrar que o ‘La Niña’ é um fenômeno natural (oposto ao El Niño) que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, causando mudanças climáticas em grande parte do globo.
“Com o fenômeno La Niña ativo, mesmo que fraco, teremos chuvas irregulares em nosso Estado, sendo marcado por grande variabilidade e intensidade entre as regiões”, afirma o boletim Cimehgo. O Centro alerta para possibilidade de tempestades, com possível ocorrência de granizo, além de fortes rajadas de ventos. Além disso, se espera temperatura acima do previsto pela climatologia.
Leia também: Calor intenso, fumaça e baixa umidade do ar exigem cuidados, alerta Saúde
Seca extrema atinge Cânion do Jatobá em Mato Grosso
Em Goiás, a Primavera é marcada pelo início da plantação das lavouras e pela formação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul. As chuvas, comuns no final da tarde e início da noite, melhoram os índices de umidade relativa na atmosfera, melhorando a qualidade do ar que respiramos.
Apesar da expectativa de melhora no cenário de estiagem, as mudanças mais concretas devem surgir conforme avança a Primavera.
Neste final de semana
O boletim de previsão do tempo mais recente emitido pelo Cimehgo ainda acusa um cenário típico do inverno goiano. Altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar predominam em todo o estado. Neste sábado, 21, e domingo, 22, Goiás tem previsão de umidade relativa do ar mínima na casa dos 14% e máxima de 55%, em todas suas regiões. A temperatura mínima prevista foi de 18°C na região Sudoeste, e a máxima registrada foi de 40°C na região Oeste.
Não houve registro de chuvas intensas e os alertas para incêndios ainda estão em níveis altos para todas as regiões. “As estações hidrológicas que monitoram o rio Araguaia nas cidades de Aragarças, Aruanã e Nova Crixás (Bandeirantes) mostram que os níveis dos rios estão caindo, mas ainda permanecem dentro do esperado, exceto no distrito de Bandeirantes, onde o rio Araguaia atingiu níveis mínimos históricos. Em Aragarças, o rio Caiapó está próximo de sair da faixa considerada normal e pode alcançar níveis historicamente baixos”, alertam.
As recomendações para a população, por enquanto, seguem as mesmas: reforçar a hidratação, evitar exposição direta ao Sol durante os momentos de maior calor e denunciar qualquer foco de queimada.