O Estado de Goiás está em alerta laranja para tempestades neste fim de semana, 8 e 9 de novembro, em razão da passagem de uma frente fria que avança pelo país, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O alerta é válido para todo o Estado com possibilidade de rajadas de vento acima de 70 km/h, queda de granizo, descargas elétricas e alagamentos. As chuvas podem variar entre 20 e 40 mm por hora, podendo chegar a 70 mm em 24 horas. As temperaturas devem atingir até 32 °C, com a umidade relativa do ar deve oscilar entre 50% e 95%.

Mesmo com as precipitações, o órgão alerta que Goiás ainda apresenta risco moderado para incêndios florestais em todas as regiões do Estado.

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a frente fria é influenciada pela formação de um ciclone extratropical que atua na região litorânea do país, mas que deve perder força até domingo, quando as temperaturas voltam a se normalizar ao longo da próxima semana.

Período chuvoso mais curto

Após o enfraquecimento do sistema, novembro deve seguir com chuvas irregulares, típicas do início do período chuvoso no Centro-Oeste. Segundo Amorim, o período chuvoso em Goiás deve começar efetivamente apenas em dezembro, e tende a ser mais curto do que nos anos anteriores. “Vai chover um dia, depois passar alguns sem chover — é o nosso início de chuvas mesmo”, explica.

Leia também: Reservatório de água se rompe, mata uma pessoa e deixa rastro de destruição na Paraíba