O pesquisador brasileiro Átila Soares da Costa Filho recriou o verdadeiro rosto de Maria criança, mãe de Jesus Cristo, a partir do Santo Sudário. Formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o autor do projeto que deu forma à face da Virgem Maria explicou como tudo foi feito. Para a reconstrução dos novos rostos foram necessários cerca de 4 meses.

“Partindo dos rostos de Maria, adolescente e adulta, realizei vários experimentos com softwares de inteligência artificial e alta tecnologia de redes neurais convolucionais para regressão de idade. Ainda usei um programa de edição de imagens e outro para a definição do formato do rosto e, por fim, alguns retoques artísticos manuais de minha parte para obter uma fisionomia antropologicamente provável de uma menina palestina de 2000 anos atrás, em dois momentos de sua infância”, explica Átila Soares.

Átila afirmou que chegou à fisionomia da mãe a partir das feições do filho, Jesus Cristo. “A doutrina de fé da Igreja Católica professa que Jesus Cristo foi concebido do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. Por isso, Maria concebeu Jesus sobrenaturalmente pelo Espírito Santo, sem união carnal com algum homem. Segundo as Escrituras, José, sendo o pai adotivo de Jesus, não teve participação biológica na formação carnal do Messias. Portanto, somente Maria, Sua mãe, teria essa atribuição quanto à natureza humana de Cristo”.

Soares explica que é razoável supor que o material biológico que teria definido a aparência de Jesus, encontrou sua herança genética apenas em Maria. “Então, se você acredita que o Sudário de Turim realmente tenha envolvido o corpo do Messias-Deus, então, segundo a fria compreensão da inteligência artificial, os rostos de Sua mãe teriam sido esses, nos quatro estágios da vida”.

O pesquisador complementa que o resultado obtido é fruto também dos fundamentos teóricos que adquiri com meus estudos sobre antropologia, bem como do ponto de vista do Catecismo da Igreja, dos debates nos concílios, do pensamento grego e sobre a estética e da filosofia medieval sobre a Beleza.