Transmissão ao vivo mostra robô humanoide trabalhando na fábrica em turno de 8 horas
14 maio 2026 às 15h37

COMPARTILHAR
A startup Figure gravou um robô humanoide operando sozinho em uma esteira de centro de distribuição durante uma jornada de oito horas. A empresa afirma que o sistema, chamado Helix-02, é capaz de cumprir jornadas completas de trabalho sem intervenção humana.
Quando a live ultrapassou uma hora de duração, mais de 30 mil pessoas acompanhavam em tempo real o robô, que já havia organizado cerca de 1,2 mil pacotes. Ao atingir aproximadamente três horas de transmissão, o número já passava de 4,3 mil pacotes separados. A gravação mostra o robô diante de uma esteira, organizando e separando caixas para a próxima etapa do processo logístico.
A empresa descreve o Helix como um sistema de inteligência artificial baseado em um modelo humanoide de Visão-Linguagem-Ação, capaz de aprender, evoluir ao longo do tempo e adquirir novas habilidades. Segundo a Figure, o robô também consegue executar tarefas domésticas, como dobrar roupas, servir pratos e varrer o chão.
Veja a live do robô trabalhando na empresa logística:
A empresa declara em seu site: “O Helix controla todo o ciclo: percepção, movimento e raciocínio, de forma embarcada e em tempo real. Isso permite que o Figure 03 analise e execute tarefas por conta própria, sem seguir um roteiro pré-programado”.
Sobre o treinamento do robô a partir de dados, a empresa afirma que filtrou demonstrações humanas, excluindo as muito lentas ou com erros. Entretanto, manteve demonstrações que incluíam correções de comportamento com o objetivo de uniformizar os processos de manipulação, o que resultou em melhorias significativas.
Leia mais: Pesquisa diz que sites estão usando IA, em larga medida, para escrever seus textos



