Na Coops Party Summit 2025, realizada durante a Feira da FIC Goiás, o Senar Goiás mostra que o futuro do agronegócio goiano passa pela valorização dos pequenos produtores, pela tecnologia e pela saúde no campo, aponta Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás. Com um estande que reúne startups, programas de empregabilidade e ações de bem-estar, a instituição reforça seu papel como elo entre o produtor rural e as soluções que transformam a produção. O evento funcionará das 13h às 21h, dos dias 29 a 31, e das 9h às 18h, no dia 1º de novembro.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, Dirceu Borges, fala sobre o evento. “O Senar não se preocupa só em exportar commodity. Temos um trabalho realizado principalmente com os pequenos e médios produtores, onde, através da assistência técnica e gerencial, conseguimos agregar valor aos seus produtos”, afirma Dirceu.

Três startups apoiadas pelo Senar Goiás estão presentes no evento: Coffee Private Label, Flor do Campo e Nevo. Cada uma representa uma faceta da nova fase do agro goiano, mais inovador, sustentável e conectado.

A Coffee Private Label trabalha com cafés especiais, rastreáveis e com identidade do produtor. “Não é simplesmente vender o produto in natura como o café ou o mel, mas sim processar e agregar valor”, explica Borges. Já a Flor do Campo transforma derivados do mel em cosméticos, mostrando como a capacitação técnica pode abrir novos mercados para apicultores.

A Nevo, por sua vez, é uma startup da área da saúde que desenvolveu um aplicativo para diagnóstico precoce de câncer de pele. “O produtor rural está diretamente exposto ao sol. Essa tecnologia, que faz o diagnóstico por imagem, é uma precaução que estamos levando para o campo”, destaca o superintendente.

Emprego e capacitação

Outro destaque é o programa Talentos do Campo, que conecta trabalhadores rurais a vagas de emprego no setor. “São mais de 200 vagas com bons salários no agronegócio. O trabalhador pode sair de um curso já com uma oportunidade de emprego ofertada na plataforma”, afirma Borges.

O programa mostra como a capacitação oferecida pelo Senar vai além da sala de aula, gerando impacto direto na vida dos produtores e trabalhadores. “Começamos com capacitações, depois vem o acompanhamento técnico e gerencial. Hoje atendemos mais de 20 mil produtores em 11 cadeias produtivas”, completa.

Saúde como base

A saúde também é prioridade. O programa Campo Saúde realiza atendimentos gratuitos em parceria com sindicatos rurais e prefeituras. “Levamos dignidade e cidadania. São atendimentos médicos em diversas especialidades, todos gratuitos”, diz Borges. Além disso, o Senar desenvolve ações como a ecoterapia e está prestes a lançar o Saúde no Campo, ampliando ainda mais o alcance dos serviços.

Conecta Campo

O Senar também atua como ponte entre produtores e soluções tecnológicas por meio do hub de inovação Conecta Campo. “Queremos que o produtor aplique essas soluções dentro da sua atividade. O Senar é esse elo de ligação entre o campo e o mercado”, afirma Borges.

Cooperativismo

A participação na Coops Party Summit reforça a parceria com o cooperativismo. “É uma junção de entidades, FECOMÉRCIO, Sebrae, OCB, todas unindo forças para fortalecer o setor produtivo do estado. O cooperativismo é um modelo de negócio muito positivo, e trabalhamos em conjunto com cooperativas como a Comigo, uma das maiores do país”, destaca.

Leia também:

Tropas do Bope e GT3, de Goiás, estão de sobreaviso para ir para o RJ

Governo Caiado deve enviar novo Refis para Assembleia Legislativa ainda neste ano

Com a responsabilidade dos municípios, déficit de vagas em creches e pré-escolas em Goiás atinge quase 46 mil crianças