Hacker russo diz ter atacado sistemas do governo brasileiro
31 agosto 2022 às 11h11
COMPARTILHAR
A conta DarkTracer no Twitter, que faz atualizações e reporta sobre ataques cibernéticos, alertou nessa terça-feira, 30, um ataque do Everest ransomware, segundo informações do site Olhar Digital. O grupo anunciou que o governo do Brasil está na sua lista de vítimas. No site da comunidade de ransomware, a Everest coloca à venda o acesso à rede do governo brasileiro com mais de 3 TB de dados.
“Está à venda acesso à rede Gov Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, contate: [email protected]”, diz o site do grupo de ransomware. A equipe russa tem uma ampla lista de vítimas incluindo empresas e governos ao redor do mundo e ameaça vender o acesso a redes e dados das instituições como uma forma de extorsão.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), principal provedor de soluções tecnológicas para o Brasil, é responsável por administrar o maior banco de dados do país com informações de todos os cidadãos brasileiros.
A empresa afirmou que os sistemas desenvolvidos e mantidos por ela “seguem em plena operação e, nesse momento, não há indícios de crime cibernético em nossas bases de dados.”
*Com informações do site Olhar Digital