Elon Musk reativa conta de Donald Trump no Twitter
20 novembro 2022 às 10h04
COMPARTILHAR
O bilionário Elon Musk, novo dono do Twitter, reativou a conta do ex-presidente norte-americano Donald Trump na rede social neste sábado, 19. O restabelecimento do perfil de Trump ocorreu após Musk fazer uma enquete com usuários do Twitter na noite de sexta-feira, 18, perguntando aos usuários da rede social se Trump deveria ser reintegrado. A plataforma havia banido a conta de Trump após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
“O povo falou. Trump será reintegrado”, tuitou Musk na noite de sábado. “Vox Populi, Vox Dei”, latim para “a voz do povo é a voz de Deus”.
Os resultados finais da votação na noite de sábado mostraram que 51,8% são a favor e 48,2% contra. A pesquisa contou com 15 milhões de votos.
A decisão do novo proprietário prepara o terreno para o retorno do ex-presidente à plataforma de mídia social, na qual era o usuário mais influente, embora controverso. Com quase 90 milhões de seguidores, seus tweets muitas vezes moviam os mercados, definiam as notícias e influenciavam a agenda em Washington.
Trump disse anteriormente que permaneceria em sua plataforma, Truth Social, em vez de voltar ao Twitter, mas uma mudança em sua abordagem poderia ter grandes implicações políticas. O ex-presidente anunciou neste mês que tentará concorrer à Presidência pelo partido republicano em 2024, com o objetivo de se tornar o segundo presidente eleito para dois mandatos não consecutivos.