De acordo com um relatório da startup de inteligência de mercado Rocket Lab, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países que mais realizam downloads de aplicativos para dispositivos móveis, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. No decorrer de 2023, os brasileiros fizeram o impressionante número de mais de 10 bilhões de downloads de apps.

Quando se trata de gastos com aplicativos, o Brasil ocupa a 11ª posição global, seguindo países mais ricos como China, EUA, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha e Canadá.

A Rocket Lab aponta o mercado de publicidade como uma das áreas com maior potencial na economia digital brasileira. No entanto, menciona que a concorrência acirrada e a falta de padrões de mensuração são desafios que precisam ser superados para avançar nessa atividade.

Embora os investimentos em anúncios tenham apresentado uma queda de 2% em escala mundial, no Brasil houve um crescimento de 21%. Os investimentos publicitários globais somam cerca de US$ 336 bilhões (aproximadamente R$ 1,64 trilhão).

Segundo dados da TIC Domicílios, do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), 85% da população brasileira com mais de dez anos possui acesso à internet móvel, o que supera a média global registrada pela Rocket Lab, que é de 66,6%.

O tempo médio que os proprietários de dispositivos móveis passam em frente às telas é de aproximadamente cinco horas diárias, sendo que 88% desse período é dedicado ao uso de aplicativos, de acordo com o relatório “Análise do Mercado Mobile 2023”.

As redes sociais se destacam como o principal foco de investimentos em anúncios e englobam 4,76 bilhões das 5,16 bilhões de pessoas com acesso à internet em todo o mundo, o que equivale a 63% da população.

A pesquisa também revela que os aplicativos de smartphones (58%) superaram a internet (42%) como o meio preferido para compras. No cenário global, os aplicativos de streaming de produções audiovisuais lideraram a lista dos segmentos mais rentáveis através do gasto direto do usuário em 2022. Empresas como Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Hulu e Disney+ compõem esse setor, que recebeu US$ 7,2 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões) no ano anterior.

A projeção da Rocket Lab é que, com o investimento dessas empresas em conteúdos exclusivos, os usuários gastarão cerca de US$ 14 bilhões com streaming de vídeo em 2027.

Além disso, aplicativos de namoro, vídeos curtos, compartilhamento de vídeo, quadrinhos e música também estão entre os favoritos dos usuários quando se trata de gastos durante a navegação em dispositivos móveis. No total, as pessoas gastam diretamente no aplicativo um montante de US$ 167 bilhões.

Somente no Brasil, os aplicativos de streaming acumularam uma receita conjunta de US$ 4,2 bilhões por ano, sendo a maior parte desse valor proveniente de publicidade, totalizando US$ 2,42 bilhões.

A Rocket Lab prevê que esse setor da economia alcançará uma receita de US$ 5,84 bilhões em 2027.

Em relação ao setor bancário, a previsão é de que os novos players liderem o mercado de aplicativos móveis no Brasil em 2023, movimentando cerca de US$ 224,7 bilhões (aproximadamente R$ 1,095 trilhão) neste ano.

Até 2027, os bancos e plataformas de pagamentos digitais devem alcançar um total de 146 milhões de usuários. Entre os aplicativos mais baixados em 2022, estavam Nubank, Caixa Tem, FGTS, PicPay e C6 Bank.