Brasil e China lançam laboratório de IA para agricultura familiar no semiárido
30 outubro 2025 às 13h22

COMPARTILHAR
Uma parceria entre Brasil e China resultou no lançamento da pedra fundamental do Laboratório Brasil-China de Mecanização e Inteligência Artificial na Agricultura Familiar, voltado ao desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e maquinário de pequeno porte para o semiárido brasileiro. O foco será o monitoramento ambiental, análise de dados e fortalecimento da agricultura familiar.
O laboratório será instalado no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Campina Grande (PB).
A cerimônia de lançamento ocorreu em 16 de outubro, na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim, com a presença de representantes chineses, do coordenador-geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do MCTI, Dayvid Santos, e do diretor do INSA, Etham Barbosa.
Segundo Santos, a parceria combina as forças dos dois países: “O Brasil, como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, traz sua experiência em agricultura tropical, conhecimento em solos e biomas diversos e a força de seus produtores rurais. A China traz sua capacidade de inovação, manufatura de alta tecnologia e velocidade na adoção de soluções digitais. Somos parceiros naturais e complementares.”
Para Barbosa, o laboratório representa um avanço estratégico para a região semiárida. “Poderemos explorar o potencial da região, desenvolver tecnologias para agricultura familiar com mecanização e inteligência artificial, digitalizar processos, formar pesquisadores e fortalecer a pesquisa científica local”, afirmou.
Entenda
O laboratório é fruto de um memorando de entendimento assinado em novembro de 2024 entre o MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China, durante visita do presidente Xi Jinping ao Brasil. O lançamento da pedra fundamental fez parte do simpósio sobre modelos de desenvolvimento da Iniciativa Cinturão e Rota.
